Detran-DF, conquista 8 medalhas em Jogos Mundiais de Polícia e Bombeiros

Detran-DF, conquista 8 medalhas em Jogos Mundiais de Polícia e Bombeiros

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fez bonito em sua primeira participação nos Jogos Mundiais de Polícia e Bombeiros (World Police and Fire Games) 2025. A delegação do Detran-DF voltou para casa com oito medalhas, sendo seis de ouro, em uma competição que reuniu 60 países em Birmingham, Alabama, nos Estados Unidos.

A autarquia enviou 27 atletas e competiu em cinco modalidades: atletismo, fisiculturismo, futebol masculino, natação e xadrez. As mulheres do Detran-DF foram destaque, subindo ao pódio com resultados impressionantes:

  • Tauana Shmidt: conquistou 5 medalhas de ouro na natação (100m, 200m, 400m, 800m e 1.500m nado livre).
  • Andrea Angélica: levou 1 medalha de ouro no fisiculturismo.
  • Sandra Rita Barbosa: garantiu 1 medalha de prata na natação (1.500m nado livre).
  • Suellen Keyze: conquistou 1 medalha de prata no atletismo (10.000m).

Destaque para a Superação

Um momento inspirador foi a performance de Sandra Rita Barbosa. Com uma perna mecânica, resultado de um acidente de trânsito, ela conquistou a medalha de prata nos 1.500m nado livre, competindo em igualdade com atletas sem deficiência. Um verdadeiro exemplo de superação!

Representatividade e Futuro

Marcu Bellini, diretor-geral do Detran-DF, celebrou a estreia da autarquia: “Agradeço e parabenizo todos os atletas que nos representaram. Vocês foram brilhantes!” Ele também ressaltou a intenção de aumentar a participação nas próximas edições.

Os Jogos Mundiais de Polícia e Bombeiros acontecem a cada dois anos. As próximas edições já estão agendadas para 2027 na Austrália e 2029 na Índia.

No quadro geral de medalhas, os Estados Unidos lideraram, seguidos pelo Brasil em segundo lugar, com um total de 698 medalhas.

Detran-DF: Reconhecimento e Aprendizado

Para Tiago Moreira, especialista em atividades de trânsito e membro da comissão de preparação dos atletas, o resultado do Detran-DF foi muito positivo. Ele destacou a importância dessa primeira experiência internacional como um grande aprendizado para todos os envolvidos.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.