Estudantes do DF conhecem pontos cívicos da capital
Uma nova forma de explorar Brasília! O projeto Turismo Mais Brasília começou nesta segunda-feira (7) levando estudantes do 9º ano do CEF 04 de Ceilândia para um tour cívico e social pela capital. A iniciativa, do Instituto Evolui com apoio de R$ 4,6 milhões da Secretaria de Turismo (Setur-DF), quer democratizar o acesso aos atrativos do DF para alunos de regiões periféricas, religiosos, atletas e produtores locais.
O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, destacou que o projeto é um “passo importante rumo à democratização do turismo no Distrito Federal”, buscando garantir que todos tenham acesso às riquezas culturais, históricas e naturais de Brasília.
Passeio Pelo Eixo Monumental e Congresso Nacional
O tour começou na Torre de TV e seguiu pelo Eixo Monumental. A primeira parada foi na Praça dos Três Poderes, seguida de uma visita guiada ao Congresso Nacional. Para tornar a experiência ainda melhor, todos os alunos receberam um kit com ecobag, copo e um lanche, e o transporte é totalmente bancado pelo projeto.
Ocimar Feitosa, presidente do Instituto Evolui, explicou a importância: “Temos aqui alunos que nunca vieram à Torre de TV. Aliás, não vieram nem ao Plano Piloto”. A estudante Bianca Pereira, de 14 anos, que já conhecia alguns locais, disse: “Eu já vim aqui antes, só que eu nunca entrei nos lugares… Acho muito importante a gente saber sobre a história da nossa capital”.
Alunas como Ana Manuella Custódio, do Maranhão, e Maysa Xavier, de Salvador, ambas com 14 anos, ficaram surpresas com a riqueza cultural e histórica de Brasília, ressaltando a importância de entender como as coisas funcionam na capital do Brasil.
A meta do projeto é atender 15.840 estudantes da rede pública. As escolas podem ser indicadas pela Secretaria de Educação ou se inscrever por um formulário online.
Mais Eixos de Turismo Vêm Aí!
O eixo cívico-social é só o começo. O Turismo Mais Brasília terá outros quatro eixos:
- Gastronômico e Enoturismo: Com uma feira gratuita de vinhos, cachaças, culinária local e shows em Ceilândia (1 a 3 de agosto).
- Religioso: Websérie sobre a pluralidade de crenças no DF e visitas escolares a templos.
- Esportivo: Uma corrida com percursos de 5 km, 10 km e 21 km, esperando 4 mil corredores.
- Náutico: A série “Paranoá, um mar no Planalto”, que estreia em 26 de julho.
“O Distrito Federal tem lugares maravilhosos. É importante para as pessoas daqui conhecerem a cidade. Isso valoriza a cidade, valoriza o ponto turístico, valoriza nossa economia”, enfatizou Ocimar Feitosa. O projeto promete mostrar todos os atrativos do DF, inclusive os fora do Plano Piloto.




