Projeto forma e capacita multiplicadores no DF e Brasil

Projeto forma e capacita multiplicadores no DF e Brasil
Jornada da Acessibilidade _Foto _Coletivo Maleta

Jornada da Acessibilidade capacita mais de 100 profissionais e reforça a urgência de espaços culturais mais inclusivos para todos.

A inclusão cultural ganhou um grande reforço no primeiro semestre de 2025! O projeto Jornada da Acessibilidade encerrou suas atividades com sucesso, capacitando mais de 100 agentes culturais. Com foco em acessibilidade cultural, audiodescrição e Braille, a iniciativa formou uma rede de multiplicadores preparados para criar ambientes mais inclusivos.

O projeto, realizado pela Guia Acessibilidade Inclusiva com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, ofereceu três cursos gratuitos e alcançou pessoas em 13 estados brasileiros.

Participação e Relevância

Foram 359 inscritos e 140 pessoas matriculadas nas turmas online e presenciais. Um dado importante é que 76% dos participantes são mulheres e 32% são pessoas com deficiência. Isso mostra o impacto direto do projeto em ampliar e democratizar o acesso à cultura.

As aulas aconteceram entre maio e junho e foram muito bem avaliadas: 85% dos participantes disseram que o curso atendeu ou superou as expectativas. Os módulos ensinaram desde práticas inclusivas na mediação cultural até o uso de ferramentas como a audiodescrição e o sistema Braille.

Impacto Real na Vida dos Profissionais

Camila Ferreira, terapeuta ocupacional e produtora cultural de Belém do Pará, destaca como o projeto ampliou seus conhecimentos. Ela vai usar o que aprendeu no Psica, um dos maiores festivais do país, para garantir que o lazer seja acessível a todos.

Lory Couto, CEO da LC Eventos na Bahia, reforça que o projeto é fundamental para quem organiza eventos. Para ela, pensar em acessibilidade é crucial não só para pessoas com deficiência, mas também para idosos, gestantes e outras diversidades.

Acessibilidade: Um Direito Ainda em Construção

Dados do Censo 2022 mostram que mais de 14,4 milhões de brasileiros (7,3% da população) vivem com algum tipo de deficiência. No DF, são 113 mil pessoas. Apesar da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (desde 2015) garantir o acesso à cultura, muitas barreiras ainda existem.

Para Cássia Lemes, diretora do projeto, o Jornada da Acessibilidade é uma resposta a essa realidade. “A cultura é um direito universal, e garantir que esse direito seja pleno e acessível é um desafio que precisa seguir em pauta”, afirma.

Com mais de 100 alunos capacitados, o projeto fortalece uma rede que luta pelo direito à cultura como um bem comum. “O que esperamos agora é que esse conhecimento seja multiplicado, levado adiante, e que mais pessoas percebam: acessibilidade é responsabilidade de todos,” finaliza Cássia.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.