GDF acelera obras estratégicas durante as férias e período seco

GDF acelera obras estratégicas durante as férias e período seco

O Governo do Distrito Federal (GDF) está intensificando as obras de infraestrutura neste mês de julho. A estratégia é aproveitar o período de férias escolares e, principalmente, a estiagem para acelerar projetos importantes e garantir entregas mais rápidas e eficientes para a população.

“O período sem chuvas é ideal para execução de pavimentação e drenagem sem interrupções”, explica o secretário de Obras, Valter Casimiro.

Obras que Ganham Ritmo

Diversas regiões do DF estão com frentes de trabalho reforçadas:

  • Vicente Pires (Lote 2 – Colônia Agrícola Samambaia): A instalação da rede de drenagem está sendo finalizada para evitar alagamentos. O projeto inclui mais de 12 km de galerias, pavimentação, calçadas, sinalização e iluminação pública. O investimento é de cerca de R$ 60 milhões.
  • Sol Nascente/Pôr do Sol: Uma das maiores obras de urbanização do DF, com R$ 630 milhões investidos. Os trechos 1 e 3 já contam com drenagem, pavimentação, calçadas e sinalização.
  • Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig): A construção dos oito viadutos (cinco para veículos e três passarelas subterrâneas) está avançando. O corredor exclusivo para ônibus, feito em concreto, também segue em ritmo acelerado, prometendo reduzir o tempo de viagem em até 25 minutos.
  • Guará Park (Lote 4 de Bernardo Sayão): Melhorias em drenagem, pavimentação, bacias de contenção e calçadas estão beneficiando mais de 40 mil moradores.

Investimentos do DER-DF e Novacap

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) também estão com força total:

  • DER-DF: Destaque para a duplicação da DF-010, a criação da 3ª faixa na BR-020 (aumentando a capacidade em 50%) e a construção da marginal da BR-040, que impactará cerca de 100 mil motoristas. O Viaduto do Noroeste e a pavimentação de 16 km da DF-220, em Brazlândia (beneficiando produtores rurais), também avançam.
  • Novacap: Serviços de recapeamento no Lago Norte, São Sebastião e Arniqueira. A Ponte JK está com a troca das juntas de dilatação, realizada durante a noite para minimizar o impacto no trânsito.

Além disso, a construção de escolas e centros de saúde em várias regiões do DF está em estágio avançado, com entregas previstas ainda para este ano. A ideia é “aproveitar esse período de seca para avançar o máximo possível para não impactar nos prazos estimados para as entregas”, explica Fernando Leite, presidente da Novacap.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.