GDF terá usina solar para alimentar 400 escolas públicas no DF!
Grandes novidades para a educação e o meio ambiente no Distrito Federal! O Governo do Distrito Federal (GDF) vai construir uma usina fotovoltaica no Jardins Mangueiral. O objetivo? Levar energia limpa para cerca de 400 escolas públicas e gerar uma economia de aproximadamente R$ 10 milhões por ano!
A iniciativa é resultado de um convênio assinado nesta segunda-feira (30) entre a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Secretaria de Educação (SEEDF).
Investimento e Benefícios
Com um investimento de cerca de R$ 40 milhões, a nova usina solar terá capacidade para produzir 10 megawatts-pico (MWp). Isso significa que ela vai gerar energia suficiente para atender o consumo de 400 escolas públicas, aproximadamente 20 gigawatts-hora (GWh) por ano. A previsão é que as obras comecem ainda este ano.
O governador Ibaneis Rocha celebrou a novidade, reforçando o compromisso do GDF com a modernização e a sustentabilidade. “A pauta da energia limpa no Distrito Federal é prioritária para nós. Estamos na vanguarda da eletrificação na nossa capital”, afirmou.
Mais Dinheiro para a Educação
A estimativa é que a usina cubra 60% do consumo total de energia da rede pública de ensino. Com a economia gerada, a Secretaria de Educação poderá usar esse dinheiro em outras áreas importantes para a educação.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, explicou: “Com o dinheiro que antes iria para pagar as contas, agora poderemos tocar outros projetos educacionais e investir mais no aprendizado das nossas crianças”. Ela ainda disse que a meta é chegar a 100% de escolas com energia limpa.
O presidente da CEB Ipes, Edison Garcia, destacou que o projeto segue a Lei 6.891, de 2021, que determina que os órgãos públicos do DF devem usar energia de fontes renováveis.





