Obras de expansão do metrô começam em Samambaia
Investimento de R$ 16,3 milhões já foi feito para levar mais mobilidade e proteção ambiental à região.
Boas notícias para quem usa o Metrô-DF! As obras de expansão da Linha 1 no Ramal Samambaia já começaram, trazendo um novo fôlego para o transporte público da região. Os trabalhos incluem a construção do Emissário Samambaia, das duas novas estações (35 e 36) e da estação de energia SR63.
As obras são realizadas pelo Consórcio CG–JFJ, que venceu a licitação para a expansão. O investimento inicial já soma R$ 16,3 milhões.
Proteção Ambiental e Mais Conforto
O Emissário Samambaia, localizado no Parque Gatumé, é fundamental. Ele terá uma bacia de amortecimento e um canal para escoar a água da chuva. Isso vai proteger a via do Metrô e a própria Samambaia contra inundações, erosões e outros danos ambientais, beneficiando a comunidade e o meio ambiente.
“As obras receberam todas as licenças ambientais e foram planejadas para minimizar os impactos e preservar a vegetação e os recursos hídricos da região”, garante Handerson Cabral, presidente do Metrô-DF.
Nos canteiros das Estações 35, 36 e SR63, os trabalhos estão a todo vapor. A terraplenagem já foi concluída nas estações 35 e SR63, e agora estão sendo feitas as fundações e estruturas. A Estação 36 também está com o canteiro em fase final de preparação.
O Que Mais Você Vai Ver?
A ordem de serviço para a expansão foi assinada em 19 de fevereiro pela vice-governadora Celina Leão. Ao todo, serão 3,6 quilômetros a mais de via, saindo do Terminal Samambaia até o subcentro oeste do bairro.
- Duas novas estações: Estações 35 e 36, cada uma com 7 mil metros quadrados. Elas ficarão perto da UPA e do Centro Olímpico.
- Melhor acessibilidade: Três viadutos com passagem para pedestres e quatro passarelas aéreas, nos pontos de maior movimento.
A estimativa é que entre 12 mil e 15 mil pessoas usem o metrô diariamente com a expansão, melhorando a mobilidade e o desenvolvimento de toda a Samambaia.
A obra, que faz parte do Projeto de Expansão do Sistema Metroviário de Brasília, tem um custo previsto de mais de R$ 400 milhões, com recursos do GDF e do BNDES. A expectativa é que o projeto seja concluído em 2,5 a 4 anos.





