Abrigo contra o frio na Asa Sul: Mais de 3,3 mil atendimentos em 1 mês!
GDF oferece conforto, dignidade e apoio essencial para quem mais precisa durante o inverno.
Um mês de funcionamento e resultados impressionantes! O abrigo contra o frio na Asa Sul, inaugurado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em 22 de maio, já realizou 3.390 acolhimentos. O espaço oferece segurança e conforto para pessoas em situação de rua, bem a tempo do inverno.
Localizado no ginásio do Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, o abrigo funciona todos os dias, das 19h30 às 6h. Ele pode receber até 110 pessoas por noite.
Conforto e Dignidade no Acolhimento
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), busca oferecer um refúgio completo. “Desde o início, recebemos homens, mulheres, pessoas trans, famílias, crianças, idosos, estrangeiros, indígenas e até animais”, explica a secretária Ana Paula Marra. “É um espaço de cuidado emergencial, mas também de escuta e acolhimento, buscando um novo caminho através do acesso a políticas públicas.”
O que o abrigo oferece?
- Duas refeições: Café da manhã e jantar.
- Higiene completa: Banho quente, colchões e cobertores limpos, e kit higiene.
- Agasalhos: Roupas quentinhas da Campanha do Agasalho Solidário.
- Atendimento socioassistencial: Suporte para encontrar novos caminhos.
- Espaço familiar: Tendas da Defesa Civil para crianças e mulheres.
Os portões fecham às 22h ou quando a capacidade é atingida.
Inverno Chegou, Mas a Ajuda Também!
Mesmo antes do inverno, que começou em 20 de junho, o abrigo já estava a todo vapor. Para os próximos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperaturas entre 13ºC e 27ºC em Brasília.
“Proteger quem está nas ruas durante o frio não é só uma medida emergencial, é uma ação de direitos humanos”, destaca Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil. “O GDF tem atuado com sensibilidade para que essas pessoas sejam vistas, respeitadas e acolhidas com dignidade.”
Participe da Campanha do Agasalho Solidário!
A 6ª edição da Campanha do Agasalho Solidário vai até 17 de julho. Sua doação pode fazer a diferença!
O que doar? Casacos, mantas, meias, toucas, gorros e calçados em bom estado, para todas as idades.
Onde doar? Pontos de coleta nos órgãos do GDF, como o Palácio e Anexo do Buriti, secretarias e administrações regionais. É ideal que os itens estejam em sacos plásticos transparentes e identificados.
Ajude a aquecer o inverno de quem precisa!





