Campus Party Brasília 2024: Um marco para a tecnologia e inovação no DF
A primeira edição nacional da Campus Party Brasil em Brasília encerrou no último domingo, 22 de junho, no Arena BRB Mané Garrincha, deixando um legado de inovação e tecnologia na capital federal. O evento, considerado o maior do país no segmento, atraiu mais de 150 mil visitantes, consolidando o Distrito Federal como um novo polo para eventos de tecnologia e impulsionando a economia local.
Com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), a Campus Party ofereceu uma estrutura robusta, incluindo duas mil barracas de camping, 20 mil participantes na Arena principal e milhares de visitantes na Arena Open, com acesso gratuito ao público.
Brasília: Capital da Tecnologia
Alexandre Villain, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou o posicionamento de Brasília no cenário tecnológico nacional. “Brasília já virou a capital da tecnologia no Brasil, então nós estamos muito felizes de estar com a comunidade vendo esse processo acontecer com a primeira edição da Campus Party Nacional em Brasília”, afirmou Villain.
O evento contou com uma programação rica, com mais de 500 palestrantes, experiências interativas, exposições tecnológicas e desafios de programação. Os hackathons promovidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) foram um dos pontos altos, atraindo mais de 700 participantes em busca de soluções inovadoras para o setor.
Conectando Talentos e Futuro
Francesco Farruggia, idealizador da Campus Party, resumiu o sucesso da 17ª edição: “O sucesso da 17ª edição da Campus Party Brasil no Distrito Federal reforça a importância de levar o maior festival de tecnologia do país para Brasília, um centro estratégico de inovação e política pública. É um orgulho conectar pessoas, talentos e ideias em um lugar que pode influenciar o futuro tecnológico do Brasil.”
Farruggia enfatizou que a edição em Brasília foi crucial para aproximar a população de temas ligados ao futuro da tecnologia e à construção de políticas públicas inovadoras. Ele também ressaltou a importância do Fórum do Marco Regulatório de Inteligência Artificial, que debateu a necessidade de uma regulamentação responsável e inclusiva para a IA, reforçando o papel da Campus Party em criar pontes e garantir a participação da sociedade civil nesse debate.
Inspiração para as Novas Gerações
A Campus Party foi uma fonte de inspiração para jovens talentos. Marcelo Viglioni, psicólogo e morador de Taguatinga, levou seu filho, André, de 11 anos, ao evento. “Meu filho esteve aqui com a escola, gostou muito e pediu para voltarmos hoje”, relatou Marcelo. “Eu trouxe ele mais para incentivar o seu lado vocacional. Desde cedo, ele gosta de matemática, computadores e jogos. Trazer ele aqui é também estimular em um futuro na área de TI, games ou software.”
André Viglioni, entusiasmado, compartilhou sua experiência: “Estou achando fascinante. Gostei muito das partes de criação de jogos, drones, e quero aprender ainda mais. No futuro, penso em fazer engenharia de software, porque, vamos ser sinceros, daqui a uns dez anos tudo vai precisar de tecnologia. A Campus Party me ajuda a ter mais conhecimento para alcançar esse objetivo.





