Cerca de 300 estudantes do DF fazem prova de inglês por vaga em intercâmbio

Cerca de 300 estudantes do DF fazem prova de inglês por vaga em intercâmbio

Sonho de muitos jovens, o intercâmbio internacional está mais perto da realidade para cerca de 300 estudantes da rede pública do Distrito Federal. Eles realizaram, neste domingo (8), a prova de proficiência em língua inglesa, etapa crucial do programa Pontes para o Mundo, da Secretaria de Educação (SEEDF). O objetivo? Conquistar uma das 100 vagas para um intercâmbio de 17 semanas no Reino Unido, previsto para acontecer entre setembro e dezembro de 2025. O resultado final será divulgado no fim deste mês.

Autodidatas em Busca de uma Experiência Global

Entre os participantes da prova, os irmãos gêmeos Tiago Felipe e José Pedro Lima Travassos, de 16 anos, alunos do Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Ceilândia, eram a representação da expectativa de muitos. Acompanhados pelos pais, Maria Aparecida Lima e Elizabeto Travassos, os jovens contaram que começaram a estudar inglês por conta própria durante a pandemia da covid-19.

“Comecei a praticar inglês por volta de 2020, talvez até um pouco antes, de forma bem autodidata. Aprendi muito assistindo filmes, jogando e conversando com estrangeiros pela internet”, revelou Tiago Felipe. José Pedro Lima, confiante, brincou: “Acho que a prova vai ser relativamente fácil, nível A1 ou B1, então deve ser tranquilo.”

A oportunidade de viajar para fora do país pela primeira vez anima José Pedro, que já tem planos para a chegada: “Estudar e aprender uma cultura completamente diferente da minha vai ser incrível. Mas a primeira coisa que eu vou fazer chegando lá, se eu passar, será comprar coisas, com certeza. Quero levar lembranças para casa. Roupas também, sem dúvida.”

Orgulho e Apoio Familiar

Para os pais dos gêmeos, Maria Aparecida Lima e Elizabeto Travassos, o momento é de uma mistura de alegria, ansiedade e muito orgulho. “A gente nunca ficou longe deles. Eles são muito inteligentes, sempre foram. Um deles se formou no CIL com apenas 15 anos, o aluno mais novo da unidade a se graduar”, contou Maria Aparecida, destacando a facilidade dos filhos com idiomas, aprendidos sozinhos em casa.

Elizabeto, o pai, ressaltou a importância da oportunidade: “O coração fica apertado, claro. Além de sentir falta deles, eu ainda tenho que acalmar a mãe. Mas a gente sabe que eles estão conquistando algo que ninguém tira, que é o conhecimento. Nós trabalhamos a vida inteira por isso, para que eles tenham asas e possam voar. É o futuro deles.”

O Processo Seletivo e o Cuidado do GDF

A avaliação de proficiência, realizada nos campi do Senac (913 Sul) e do Instituto Federal de Brasília (IFB), no Riacho Fundo, avaliou quatro competências linguísticas – escuta, fala, leitura e escrita – com base no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), nos níveis A1 a B2.

O programa Pontes para o Mundo é voltado para estudantes do ensino médio e da educação profissional da rede pública do DF. Os alunos selecionados se dedicarão integralmente aos estudos em instituições estrangeiras, com a obrigação de aprovação nas disciplinas cursadas.

Para garantir a tranquilidade dos jovens no exterior, o Governo do Distrito Federal (GDF) oferece ajuda de custo mensal e ações de acolhimento e cuidado com a saúde emocional. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, enfatizou que o programa vai além do ensino do inglês: “É construir pontes para o mundo por meio da educação pública de qualidade. Estamos investindo na formação integral dos nossos jovens.”

O secretário-executivo da Educação, Isaías Aparecido, e a subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, também destacaram a iniciativa como um marco para a educação pública do DF, preparando os estudantes para um mundo cada vez mais globalizado.

David Nogueira, coordenador do programa, ressaltou os desafios e a dedicação para garantir que os estudantes estejam preparados para a experiência internacional, incluindo o apoio à saúde física e mental. “É uma responsabilidade enorme, mas os benefícios para os jovens e para a educação pública fazem tudo valer a pena”, concluiu.

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Alvaro Maciel

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