Cerca de 300 estudantes do DF fazem prova de inglês por vaga em intercâmbio
Sonho de muitos jovens, o intercâmbio internacional está mais perto da realidade para cerca de 300 estudantes da rede pública do Distrito Federal. Eles realizaram, neste domingo (8), a prova de proficiência em língua inglesa, etapa crucial do programa Pontes para o Mundo, da Secretaria de Educação (SEEDF). O objetivo? Conquistar uma das 100 vagas para um intercâmbio de 17 semanas no Reino Unido, previsto para acontecer entre setembro e dezembro de 2025. O resultado final será divulgado no fim deste mês.
Autodidatas em Busca de uma Experiência Global
Entre os participantes da prova, os irmãos gêmeos Tiago Felipe e José Pedro Lima Travassos, de 16 anos, alunos do Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Ceilândia, eram a representação da expectativa de muitos. Acompanhados pelos pais, Maria Aparecida Lima e Elizabeto Travassos, os jovens contaram que começaram a estudar inglês por conta própria durante a pandemia da covid-19.
“Comecei a praticar inglês por volta de 2020, talvez até um pouco antes, de forma bem autodidata. Aprendi muito assistindo filmes, jogando e conversando com estrangeiros pela internet”, revelou Tiago Felipe. José Pedro Lima, confiante, brincou: “Acho que a prova vai ser relativamente fácil, nível A1 ou B1, então deve ser tranquilo.”
A oportunidade de viajar para fora do país pela primeira vez anima José Pedro, que já tem planos para a chegada: “Estudar e aprender uma cultura completamente diferente da minha vai ser incrível. Mas a primeira coisa que eu vou fazer chegando lá, se eu passar, será comprar coisas, com certeza. Quero levar lembranças para casa. Roupas também, sem dúvida.”
Orgulho e Apoio Familiar
Para os pais dos gêmeos, Maria Aparecida Lima e Elizabeto Travassos, o momento é de uma mistura de alegria, ansiedade e muito orgulho. “A gente nunca ficou longe deles. Eles são muito inteligentes, sempre foram. Um deles se formou no CIL com apenas 15 anos, o aluno mais novo da unidade a se graduar”, contou Maria Aparecida, destacando a facilidade dos filhos com idiomas, aprendidos sozinhos em casa.
Elizabeto, o pai, ressaltou a importância da oportunidade: “O coração fica apertado, claro. Além de sentir falta deles, eu ainda tenho que acalmar a mãe. Mas a gente sabe que eles estão conquistando algo que ninguém tira, que é o conhecimento. Nós trabalhamos a vida inteira por isso, para que eles tenham asas e possam voar. É o futuro deles.”
O Processo Seletivo e o Cuidado do GDF
A avaliação de proficiência, realizada nos campi do Senac (913 Sul) e do Instituto Federal de Brasília (IFB), no Riacho Fundo, avaliou quatro competências linguísticas – escuta, fala, leitura e escrita – com base no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), nos níveis A1 a B2.
O programa Pontes para o Mundo é voltado para estudantes do ensino médio e da educação profissional da rede pública do DF. Os alunos selecionados se dedicarão integralmente aos estudos em instituições estrangeiras, com a obrigação de aprovação nas disciplinas cursadas.
Para garantir a tranquilidade dos jovens no exterior, o Governo do Distrito Federal (GDF) oferece ajuda de custo mensal e ações de acolhimento e cuidado com a saúde emocional. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, enfatizou que o programa vai além do ensino do inglês: “É construir pontes para o mundo por meio da educação pública de qualidade. Estamos investindo na formação integral dos nossos jovens.”
O secretário-executivo da Educação, Isaías Aparecido, e a subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, também destacaram a iniciativa como um marco para a educação pública do DF, preparando os estudantes para um mundo cada vez mais globalizado.
David Nogueira, coordenador do programa, ressaltou os desafios e a dedicação para garantir que os estudantes estejam preparados para a experiência internacional, incluindo o apoio à saúde física e mental. “É uma responsabilidade enorme, mas os benefícios para os jovens e para a educação pública fazem tudo valer a pena”, concluiu.





