Horto medicinal em UBS recebe delegação internacional do Benim
A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Lago Norte recebeu nesta quarta-feira (28) uma importante visita internacional: uma delegação da República do Benim, país da África Ocidental. O objetivo foi conhecer o Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico (Hamb) que funciona no local, um reconhecimento do trabalho de promoção da saúde integral e do bem-estar ambiental desenvolvido na rede pública do Distrito Federal.
A comitiva africana está no Brasil para um intercâmbio de experiências focado no fortalecimento de políticas públicas em segurança alimentar e nutricional, agricultura sustentável e programas de alimentação escolar. A visita à UBS do Lago Norte destaca o potencial do modelo de hortos medicinais de Brasília como referência global.
Marcos Trajano, gerente de Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde (SES-DF), ressaltou a importância da visita. “Esse interesse coloca nossa política de hortos medicinais na agenda de cooperação com países africanos, dando visibilidade às ações desenvolvidas na atenção primária, assistência farmacêutica, saúde mental e vigilância em saúde”, avaliou.
Com 200 metros quadrados de área plantada e mais de 120 espécies de plantas aromáticas, medicinais e alimentícias, o Hamb da UBS 1 do Lago Norte é pioneiro na SES-DF. O espaço, que antes era subutilizado, foi transformado em uma área reflorestada graças ao trabalho conjunto de servidores e da comunidade.
“Os hortos fortalecem o cuidado integral da população, pois envolvem tanto a promoção da saúde quanto a valorização do meio ambiente”, afirmou Maria Inês Guedes, gerente da UBS 1 do Lago Norte.
Entre as espécies cultivadas no Hamb, destacam-se 13 tipos de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s), como vinagreira, ora-pro-nóbis, chaya e capuchinha, que enriquecem a oferta de alimentos saudáveis para a comunidade.
Além do cultivo de plantas, o local também oferece Práticas Integrativas em Saúde (PIS), como tai chi chuan, yoga, fitoterapia e medicina antroposófica, consolidando-se como um centro de saúde e bem-estar para todos.
A Missão Internacional da República do Benim foi composta por cinco representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca e da Agência de Alimentação e Nutrição. A visita faz parte das ações do projeto “Além do Algodão”, que incentiva a valorização de culturas alimentares em sistemas de rotação com o algodão. Representantes do Ministério da Saúde, ligados à Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Pnan) e ao Programa Saúde na Escola (PSE), também acompanharam a comitiva.





