Congresso Nacional de Saneamento homenageia Caesb

Congresso Nacional de Saneamento homenageia Caesb

O 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cbesa), que movimentou o Ulysses Centro de Convenções desde o último domingo (25), teve a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) como anfitriã. O evento, realizado em paralelo à Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), reuniu cerca de 15 mil visitantes e homenageou a Caesb por sua contribuição no setor.

Com o tema “Saneamento para quem não tem – inovar para universalizar!”, o congresso foi um palco para a discussão das tecnologias mais modernas do mercado, contando com estandes de 120 empresas expositoras. A próxima edição do evento bienal da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) já tem data e local: 2027, em João Pessoa (PB).

Luis Antonio Reis, presidente da Caesb, resumiu a participação da companhia: “Tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho que exercemos diariamente com capacidade científica e técnica elevadas e muita dedicação para atender a um objetivo nobre: universalizar o serviço de saneamento a quem mais precisa”. Além da homenagem à empresa, o servidor Carlo Renan Cáceres de Brito, reconhecido por seus trabalhos científicos apresentados nos congressos da Abes, também foi agraciado.

Painelistas da Caesb participaram ativamente de mesas de diálogo setoriais, abordando temas cruciais para o futuro do saneamento no Brasil. Entre os assuntos discutidos estavam:

  • Soluções para efluentes sustentáveis
  • Redução de perdas
  • Alterações climáticas e gestão de recursos hídricos
  • Sistemas condominiais e reúso de água de efluentes
  • Monitoramento de recursos hídricos para universalização
  • Saneamento integrado, comunicação e educação ambiental
  • Inovação no saneamento e transição energética
  • Licenciamento ambiental e transformação digital
  • Financiamento do setor de saneamento visando à universalização

Outros tópicos relevantes em debate incluíram o uso de ferramentas GIS para supervisão ambiental e orçamentos de obras, aplicação de inteligência artificial (IA) para tratamento de efluentes, sistemas de aeração de tanques, saneamento rural, geoprocessamento, uso do solo, qualidade da água, aplicação da ferramenta BI (Business Intelligence) e uso do lodo.

Visitas Técnicas às Instalações da Caesb

Nesta quinta-feira (29), os congressistas tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas às instalações da Caesb. A programação incluiu o conhecimento das estações de tratamento de água (ETAs) Lago Norte e Brasília, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sul, a Usina de Geração de Energia Fotovoltaica e o Centro de Comando e Operação (Cecop), localizado na sede da Caesb em Águas Claras. Essas visitas proporcionaram aos participantes uma visão prática das tecnologias e processos que contribuem para a universalização do saneamento no Distrito Federal.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.