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Novacap garante qualidade na pavimentação do DF com laboratório

Novacap garante qualidade na pavimentação do DF com laboratório

Análises diárias de solos, concretos e asfaltos asseguram a conformidade dos materiais com as normas técnicas nacionais.

A excelência na pavimentação e infraestrutura urbana do Distrito Federal passa por um controle de qualidade rigoroso, garantido pelo laboratório da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Sob a liderança do engenheiro civil Aurélio Castro, este setor essencial realiza análises técnicas diárias para assegurar que todos os materiais utilizados nas obras estejam em plena conformidade com os padrões estabelecidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O laboratório da Novacap opera em três frentes principais: a área de solos, responsável por avaliar a qualidade das camadas inferiores das pavimentações (subleito, sub-base e base); a área de concreto, que analisa os elementos pré-moldados utilizados nas obras, como meios-fios, tubos e blocos; e a área de asfalto, dedicada à minuciosa avaliação dos agregados (brita, areia, pedrisco e pó de pedra) empregados na fabricação da massa asfáltica, tanto na usina da própria companhia quanto nas de empresas contratadas.

“Nosso trabalho começa com a análise dos agregados, brita, areia, pedrisco e pó de pedra, que chegam à usina. Somente após a realização dos ensaios e a aprovação do laboratório, o material é liberado para a produção do asfalto”, explica Aurélio Castro, ressaltando o cuidado desde a matéria-prima.

O controle de qualidade é contínuo: “Diariamente, nossa equipe coleta amostras da massa asfáltica produzida e realiza uma série de ensaios que incluem a verificação da temperatura da massa, análise da composição granulométrica, o teor de Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) e a estabilidade da mistura”, detalha o engenheiro.

Controle Abrangente em Obras Próprias e Terceirizadas

O rigor do laboratório da Novacap se estende também às obras executadas por empresas terceirizadas. “Antes da execução, exigimos que as empresas apresentem o traço da massa asfáltica que pretendem usar, para validação por parte do laboratório. Depois, monitoramos a produção nas usinas e realizamos a extração de corpos de provas nos trechos pavimentados, que levamos ao laboratório para a realização de ensaios, a fim de garantir a conformidade com os padrões estabelecidos”, acrescenta Castro.

Apesar de todo o controle de qualidade, fatores externos podem influenciar o resultado final. “Mesmo com todos os controles de qualidade realizados, a aplicação da massa asfáltica durante as chuvas impacta na qualidade da pavimentação, acarretando perda de densidade e não atingindo o grau de compactação desejado”, alerta o chefe do laboratório.

Outro ponto crucial para garantir a durabilidade da pavimentação é o correto transporte e aplicação do asfalto. “A massa asfáltica deve ser transportada coberta e aplicada ainda quente, com temperatura mínima de 130ºC, para garantir a adequada compactação e a liga dos materiais”, finaliza Aurélio Castro, sublinhando a importância da observância dos padrões técnicos em todas as etapas.

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Alvaro Maciel

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