Estudantes aprendem ciência e tecnologia com autonomia no programa Steam Maker
Mão na massa e futuro na ponta dos dedos! No Centro de Ensino Fundamental (CEF) 1 do Guará, a ciência e a tecnologia ganham vida para os estudantes através do programa Steam Maker. A iniciativa, que integra ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática (Steam) com a cultura do “faça você mesmo” (maker), está transformando a forma como os alunos aprendem, desenvolvendo habilidades cruciais como pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe e criatividade.
Ana Beatriz Santos, de 13 anos, é uma das alunas do CEF 1 que teve seus horizontes ampliados pelo programa. “Estou aprendendo muitas coisas, como ligar tomadas e caixas de som, consertar turbinas de computador, fazer desenhos de robótica. E quando a gente erra, alguém ajuda. Acho isso muito legal ”, conta, entusiasmada.
O Steam Maker está presente em 16 escolas públicas do Distrito Federal, sendo resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação (SEEDF), a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF) e o Instituto Conhecer Brasil (ICB), com o apoio da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP).
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, enfatiza a importância de trabalhar a tecnologia de forma significativa na formação dos estudantes. “No CEF 1 do Guará, esse projeto, conduzido com dedicação, mostra como é possível estimular o protagonismo juvenil por meio da experimentação, da criatividade e do uso responsável das ferramentas tecnológicas. É inspirador ver nossos alunos ganhando autonomia, resolvendo problemas reais e, inclusive, contribuindo com a própria escola. Isso é educação com propósito.”
Inovação e Autonomia na Sala de Aula:
No CEF 1 do Guará, o professor João Gomes Ferreira utiliza o método construtivista para estimular o raciocínio lógico e a autonomia dos alunos. “Eles são os fazedores do conhecimento. A gente mostra o caminho e as ferramentas, para que eles juntem as peças e construam soluções”, explica. O professor acredita que, ao concluírem o curso, os estudantes terão noções de eletrônica, informática, mecânica e mecatrônica, despertando o interesse por essas áreas.
A vice-diretora do CEF 1 do Guará, Andreia Sales, informa que cerca de 100 estudantes participam do programa, com encontros semanais de aproximadamente 3 horas. Ela destaca que o Steam Maker oferece recursos que complementam o aprendizado tradicional, proporcionando aos alunos a oportunidade de se familiarizarem com a organização de projetos de robótica, informática e outras tecnologias, com materiais individuais fornecidos pelo projeto.
A alta adesão dos alunos, segundo a vice-diretora, se deve à curiosidade sobre temas que nem sempre são aprofundados em sala de aula. Há inclusive lista de espera para uma segunda etapa do programa no segundo semestre.
A estudante Sophia Vieira, 13 anos, demonstra grande interesse pelo programa, confessando que até espia as aulas de outras turmas. Já Mateus Constantino, 14 anos, mesmo na fase inicial de aprendizado, já sonha em criar um robô grande e multifuncional.





