Brasília é confirmada como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Brasília é confirmada como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

É oficial! Brasília foi anunciada nesta quarta-feira (7) como uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil. A confirmação veio do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e coloca a capital federal no centro do maior evento de futebol feminino do planeta. Os jogos em Brasília acontecerão na Arena BRB Mané Garrincha.

Além de Brasília, outras sete cidades brasileiras foram escolhidas para sediar a competição: Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Belém (PA), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Natal (RN) não foram selecionadas nesta etapa.

Em suas redes sociais, Gianni Infantino celebrou a escolha do Brasil e das cidades-sede: “Em pouco mais de dois anos, o maior evento esportivo feminino do mundo chegará ao Brasil e à América do Sul pela primeira vez. Do samba ao frevo, das praias deslumbrantes às cidades cosmopolitas: o mundo experimentará a energia, a cor e o calor humano que só o Brasil pode oferecer. Com a enorme paixão de vocês pelo futebol, 2027 será realmente espetacular”.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, expressou sua satisfação com a notícia, ressaltando o valor que o GDF dedica às mulheres e aos programas de destaque nacional na área. Ele também mencionou seu empenho para que Brasília fosse escolhida como sede. “Brasília está preparada, nossa cidade está preparada e vai mostrar para o Brasil e para o mundo um grande exemplo de civilidade e de participação no futebol feminino”, enfatizou.

A vice-governadora Celina Leão destacou a capacidade de Brasília para sediar grandes eventos e a oportunidade de incentivar o esporte entre meninas e mulheres, além de impulsionar o turismo e a economia local. “Nós estamos preparados para mais esse grande evento, que certamente será um grande sucesso”, afirmou.

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, enfatizou os investimentos do GDF na manutenção de espaços esportivos e no apoio ao futebol feminino. Ele também celebrou a parceria com a concessionária da Arena BRB Mané Garrincha, que garante a qualidade dos estádios. Junqueira também destacou o crescimento do futebol feminino no Brasil e o trabalho realizado no DF para fortalecer a modalidade desde projetos sociais até o alto rendimento.

Para marcar a confirmação de Brasília como sede, a Secretaria de Esporte e Lazer do DF prepara diversas ações especiais, incluindo a iluminação cênica da Arena BRB Mané Garrincha e de outros monumentos da cidade, além de campanhas de divulgação. Estão previstos também projetos educativos, culturais e esportivos para fomentar o futebol feminino nas escolas e clubes, qualificar voluntários e revitalizar espaços esportivos.

Casa da Seleção:

Brasília tem se consolidado como um importante palco para a Seleção Brasileira, sendo a única cidade a receber dois jogos da equipe masculina nas atuais Eliminatórias para a Copa do Mundo. A Arena BRB Mané Garrincha já recebeu nove partidas da seleção masculina em diversas competições e também foi palco de um amistoso da seleção feminina em 2023.

O Estádio Valmir Campelo Bezerra (Bezerrão), no Gama, também terá um papel importante, servindo como centro de treinamento para as seleções que disputarão o Mundial de 2027. O Bezerrão passou por reformas recentes para garantir a qualidade de suas instalações.

Brasília está se firmando como uma das principais casas da Seleção Brasileira | Foto: Divulgação/Fifa

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.