Saiba como funciona o Conclave, horários das fumaças e detalhes do processo de votação

Saiba como funciona o Conclave, horários das fumaças e detalhes do processo de votação

Capela Sistina será palco da escolha do novo líder da Igreja Católica; fumaça branca indica o nome escolhido pelos cardeais

O Conclave para a eleição do novo Papa começa nesta quarta-feira (data oficial a ser confirmada), com os cardeais eleitores reunidos a portas fechadas na Capela Sistina, no Vaticano. Esse ritual milenar da Igreja Católica atrai a atenção do mundo inteiro e segue regras específicas, com votações secretas, sinais de fumaça e o aguardado anúncio do “Habemus Papam”.

Quando começa o Conclave?

A programação oficial do Conclave prevê a abertura do processo com uma missa solene na Basílica de São Pedro, às 10h no horário local (5h em Brasília), presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Às 16h30 (11h30 no Brasil), ocorre a primeira votação entre os cardeais.

Fumaça preta ou branca: o que significam?

Um dos momentos mais simbólicos do Conclave é a fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina:

  • Fumaça preta: indica que ainda não houve consenso entre os cardeais.

  • Fumaça branca: sinal de que um novo Papa foi eleito.

Na quarta-feira, a primeira fumaça deve ser vista por volta das 19h (14h em Brasília), e geralmente será preta. A partir do segundo dia, a rotina segue com quatro votações diárias – duas pela manhã e duas à tarde. No entanto, os fiéis só veem duas fumaças por dia: uma ao meio-dia e outra às 17h30, no horário local.

Se o Papa for eleito logo em uma das votações, a fumaça branca pode surgir antes do previsto. Cerca de 45 minutos a uma hora depois, ocorre o anúncio oficial com o novo Pontífice surgindo na sacada da Basílica.

Quantos cardeais participam da eleição?

Ao todo, 133 cardeais com menos de 80 anos participam da votação. Desses, sete são brasileiros. Dois cardeais (um sérvio e um espanhol) não comparecerão por questões de saúde. Para a eleição ser válida, é necessário atingir dois terços dos votos, o que equivale a 88 votos.

Como funciona o processo de votação?

Cada cardeal escreve, com caligrafia irreconhecível, o nome do candidato na cédula com a frase “Eligo in Summum Pontificem”. Um a um, vão até o altar e declaram em latim que seu voto é feito com consciência e fé. Em seguida, depositam suas cédulas em uma urna.

Os votos são contados por três escrutinadores. Se ninguém atingir os dois terços exigidos, os cardeais seguem com novas votações até alcançar o consenso. Caso isso não aconteça em três dias consecutivos, a votação é suspensa por um dia de oração.

Como é produzida a fumaça?

As cédulas são queimadas em um fogareiro especial. Desde 2005, são usados compostos químicos que garantem a cor exata da fumaça – preta para “sem eleição” e branca para “Papa eleito” – evitando confusões como acontecia no passado.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.