City Tour gratuito desvenda a história e a beleza de Brasília
Brasília, que recentemente celebrou seus 65 anos, presenteia moradores e turistas com um imperdível city tour cívico gratuito, uma jornada pela rica história e arquitetura da capital federal. O serviço, que teve sua inauguração no dia 19 de abril, seria inicialmente gratuito apenas na semana de aniversário da cidade. No entanto, por determinação do governador Ibaneis Rocha, que participou da viagem inaugural, o passeio se tornou permanentemente sem custos.
Os confortáveis ônibus partem do estacionamento norte da Torre de TV, de terça-feira a domingo, em quatro horários convenientes: 10h, 12h, 14h e 16h30. Cada tour tem capacidade para até 36 pessoas. Para garantir seu lugar, é necessário realizar um agendamento prévio na página da empresa Brasília Receptivo, mas também existe a possibilidade de embarque por encaixe, conforme a disponibilidade de vagas.
Com duração média de duas horas, o roteiro do city tour percorre o emblemático Eixo Monumental, segue para o Setor Militar Urbano, desce pela Esplanada dos Ministérios e retorna ao ponto de partida na Torre de TV. Ao longo do trajeto, os passageiros têm a oportunidade de admirar alguns dos principais marcos históricos, culturais e arquitetônicos de Brasília, como a majestosa Catedral Metropolitana, o imponente Congresso Nacional, a simbólica Praça do Buriti e a futurista Praça dos Cristais. Todos os ônibus são devidamente cadastrados no sistema Cadastur e oferecem acessibilidade, garantindo que todos possam desfrutar da experiência. As visitas são enriquecidas pela companhia de guias de turismo profissionais, que compartilham informações e curiosidades sobre a capital.
A iniciativa é fruto de uma valiosa parceria entre a empresa Brasília Receptivo e a Secretaria de Turismo do DF, que investiu R$ 5 milhões para viabilizar o acesso livre ao tour por meio de um chamamento público. “Já era um desejo meu e do governador Ibaneis Rocha retomar o tour cívico, para que moradores e visitantes pudessem conhecer a história da capital por meio de um passeio em ônibus, com um guia de turismo capacitado, explicando os principais pontos e atrativos da cidade. Brasília é uma cidade com vocação turística, e o nosso trabalho é dar visibilidade a toda a sua história e aos atrativos que tem a oferecer”, destacou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
Até a última sexta-feira (25), 283 pessoas já haviam embarcado nessa jornada pela história de Brasília. “Tem sido um sucesso total, como esperado. A gente vislumbrava esse sucesso já, porque era um produto que faltava em Brasília, uma cidade tão cívica, tão monumental, um museu a céu aberto”, celebrou a diretora-executiva da Brasília Receptivo, Karine Câmara. “Brasília precisava e tem que ter realmente essa função. Nós vamos em todas as capitais do mundo e temos isso. E a gente precisa ter e, de fato, mostrar e mostrar isso principalmente para as nossas crianças. As pessoas precisam crescer com essa cultura e com essa paixão por Brasília e, assim, a gente melhorar a nossa civilidade”, acrescentou.
O passeio tem conquistado a aprovação tanto de quem reside na capital quanto de quem a visita. Tales Pedrosa, de 31 anos, morador de Brasília há um ano, aproveitou a oportunidade para apresentar a cidade à esposa, Sarah Lima, 29, e à filha, que vieram de Recife (PE). “Nós somos historiadores, então a gente acha importante, nos lugares que a gente visita, conhecer um pouco da história, entender. Acho que, para a gente entender uma cidade que a gente está morando ou visitando, a gente precisa passear por ela”, ressaltou. Sarah complementou: “Foi superesclarecedor, a gente adorou. O ônibus também foi uma opção bem confortável para passear com a bebê”. A assistente administrativo Eliete de Carvalho, 45, moradora de longa data, também elogiou a iniciativa ao mostrar Brasília para os filhos, Gabriel e Luísa. “Durante os eventos do aniversário de Brasília, a gente viu a divulgação do city tour, aí eu logo entrei no site e marquei, porque a gente mora aqui há muito tempo, mas meus filhos não conheciam”, contou. “É uma ideia muito legal. Foi sensacional”, concluiu.




