DF fortalece combate a incêndios florestais com capacitação especializada

DF fortalece combate a incêndios florestais com capacitação especializada

O Distrito Federal intensifica sua preparação para a temporada de incêndios florestais com uma importante iniciativa de capacitação. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) promoverá, entre os dias 5 e 9 de maio, o curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI). A ação integra o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF/DF), coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-DF).

Com uma carga horária de 40 horas, o curso será realizado no Grupamento de Proteção Civil do CBMDF, em Taguatinga, com atividades teóricas e práticas que ocorrerão das 8h às 17h. Um dos momentos cruciais da formação será um simulado em campo, programado para a Floresta Nacional de Brasília, proporcionando aos participantes a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

O secretário do Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes, ressalta a importância da capacitação contínua para a proteção do patrimônio natural e da vida. “A capacitação contínua dos profissionais que atuam na linha de frente do combate aos incêndios é fundamental para a preservação do nosso patrimônio natural e a proteção da vida. Essa é uma prioridade do Governo do Distrito Federal, e a Sema tem atuado para fortalecer cada vez mais essa rede de proteção”, afirma.

Carolina Schubart, coordenadora de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, explica que o curso tem como objetivo preparar o corpo técnico de diversos órgãos que integram o sistema distrital para aprimorar a eficácia no combate a incêndios de grande proporção.

Durante a formação, os participantes serão instruídos sobre o uso do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), uma ferramenta de gestão de emergências de reconhecimento internacional. O SCI, criado na década de 1970 nos Estados Unidos, otimiza a coordenação em situações de emergência, sendo amplamente utilizado no Brasil, inclusive no DF, em ações de segurança pública e resposta a desastres.

A metodologia do SCI permite a atuação integrada de diferentes instituições, definindo claramente funções, recursos e responsabilidades, o que garante maior eficiência nas operações. Além de incêndios florestais, o sistema é aplicável a outras emergências, como enchentes e acidentes com produtos perigosos.

O curso é destinado a servidores de diversas instituições cruciais na prevenção e combate a queimadas no DF, incluindo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Sema-DF, o Jardim Botânico de Brasília (JBB), a Força Aérea Brasileira (FAB), o Instituto Cerrados, o Instituto Cafuringa e o próprio CBMDF.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, destaca o papel do aperfeiçoamento dos servidores na preservação do Cerrado. “Nós estamos trabalhando para aperfeiçoar cada vez mais os nossos servidores dos diversos órgãos do Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais para que estejam sempre prontos para agir de forma rápida em casos de emergência, nos ajudando a proteger nosso Cerrado e garantir a segurança da população”, conclui.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.