Brasília, oásis verde: Quinta capital mais arborizada do Brasil

Brasília, oásis verde: Quinta capital mais arborizada do Brasil

A fama de “cidade-parque” de Brasília não é à toa! Um levantamento recente do IBGE, referente ao Censo 2022, confirma a forte presença da natureza na capital federal, colocando-a como a quinta capital mais arborizada do Brasil. A pesquisa “Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios” revela que impressionantes 84,2% dos moradores de Brasília vivem em ruas com arborização, um índice significativamente maior que a média nacional de 66%.

A pesquisa do IBGE também destaca a densidade arbórea da capital. Brasília ocupa o segundo lugar no ranking de cidades com cinco ou mais árvores próximas às residências, com 56,4% dos cidadãos nessa condição. Esse número também supera a média do país (32,1%), ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul (59%).

Esses dados positivos são reflexo do trabalho contínuo do Governo do Distrito Federal (GDF). A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) estima que cerca de 6 milhões de árvores de diversas espécies estão distribuídas por todas as regiões administrativas do DF. No coração da capital, o Plano Piloto, encontram-se aproximadamente 1,5 milhão de exemplares, incluindo cerca de 600 mil ipês, a árvore símbolo de Brasília que encanta com suas flores coloridas.

O compromisso do GDF com a expansão do verde urbano se materializa no plano anual de arborização. Entre 2024 e 2025, foram plantadas 82.614 novas árvores de diferentes espécies, reforçando o objetivo de tornar Brasília ainda mais verde. “Nosso objetivo é intensificar o plantio de mudas cada vez mais e, gradativamente, continuar subindo nesse ranking”, garante o presidente da Novacap, Fernando Leite.

A importância das árvores para a qualidade de vida é inegável. Além de purificarem o ar e amenizarem o calor, as plantas proporcionam bem-estar físico e mental. A estudante Karoline Heloísa, 37 anos, sente os benefícios da natureza em seu dia a dia: “A natureza ajuda muito na parte respiratória e também com a saúde mental, saindo um pouco da poluição visual só de prédios. Compõem uma paisagem mais bonita”.

O empresário Gilson Gaudêncio, 49 anos, morador de Sobradinho, também valoriza a presença do verde: “Eu uso o parque todos os dias. Corro cinco quilômetros de manhã e cinco quilômetros à tarde, e é bom demais correr na sombra, ao ar fresco. A diversidade de árvores faz a diferença. Todo verdão, assim, fica muito mais gostoso. Dá vontade de caminhar descalço, deitar com a família, fazer um piquenique, é muito bom”.

As mudas que embelezam as ruas de Brasília são cuidadosamente cultivadas nos viveiros da Novacap. Cada planta passa por estudos para garantir sua adaptação ao clima e ao solo da capital. Para quem deseja plantar árvores em áreas urbanas, a orientação técnica da Novacap é fundamental para evitar problemas estruturais e acidentes. O serviço pode ser solicitado através da Ouvidoria, pelo telefone 162 ou pelo site.

Brasília reafirma sua vocação de cidade-parque, onde a natureza e a arquitetura se harmonizam, proporcionando uma qualidade de vida diferenciada para seus moradores.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.