Biblioteca Nacional celebra aniversário de Brasília com arte e interatividade

Biblioteca Nacional celebra aniversário de Brasília com arte e interatividade

No mês em que Brasília comemora seu aniversário, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) se torna um palco vibrante de homenagens à capital e aos talentos locais. O espaço cultural, situado no coração da Esplanada dos Ministérios, convida o público a mergulhar em duas exposições imperdíveis: Palavras Imagéticas, uma mostra de poesia visual que explora a cidade através das lentes de sete poetas do DF, e De Ver Cidade — Brasília Numa Caixa de Brincar, uma instalação interativa e acessível especialmente criada para despertar a curiosidade das crianças sobre o urbanismo da capital. Ambas as iniciativas contam com o valioso apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).

A diretora da BNB, Marmenha Rosário, destaca a intenção das exposições: “A ideia é oferecer à comunidade do Distrito Federal exposições que convergem com a nossa história. Temos aqui os poetas de Brasília reverenciando a cidade por meio da sua poesia e temos a exposição De Ver Cidade, que é a cara de Brasília. É explicar como essa cidade é maravilhosa para as crianças, para fortalecer essa relação de pertencimento, porque, muitas vezes, a gente passa pelas paisagens no dia a dia e não entende. Então é mostrar para as crianças como essa cidade foi pensada”.

Palavras que Ganham Formas: A Poesia Visual em Destaque

A exposição Palavras Imagéticas, em cartaz no segundo andar da biblioteca até o dia 26 de maio, apresenta obras de sete poetas que habitam diferentes regiões do Distrito Federal. Luiz Reis, curador e um dos artistas da mostra, explica a relevância da poesia visual: “A poesia visual é uma tendência mais contemporânea. Quando a gente mostra a arte mais contemporânea, a gente mostra como a cidade e as pessoas estão sendo vistas no nosso momento. A poesia é uma forma de transformar isso pelas palavras, pelas imagens. E a gente ter essa ideia, justamente desse momento contemporâneo, é muito importante, porque isso contribui para a identidade da cidade, para a identidade do DF”.

Um Olhar Lúdico sobre a Cidade para os Pequenos

No térreo da BNB, até o dia 11 de maio, a criançada tem um encontro marcado com a imaginação na exposição De Ver Cidade — Brasília Numa Caixa de Brincar. Totalmente acessível, com recursos como audiodescrição e uma visita guiada em Libras agendada para o dia 29, a instalação convida os pequenos a explorar 20 blocos de cimento que remetem a cenários urbanos. O toque, a audição e a visão são estimulados nessa experiência única.

Luênia Guedes, integrante do coletivo Entrevazios e uma das idealizadoras da obra, compartilha a essência do projeto: “A gente vai ativando várias brincadeiras que estão nesse contexto urbano e traz para essa espécie de maquete gigante que é a obra, composta por 20 blocos que, por fora, têm essa aparência cimentícia, se assemelham a um concreto armado, mas, se a gente chegar mais perto, vai ver que têm cor, têm elementos da natureza, têm sons, assim como na cidade. As cidades precisam dessa curiosidade da criança. E assim é Brasília. Algumas pessoas têm essa impressão de que é uma cidade fria, branca, de concreto, mas tem muita poesia, tem muita brincadeira, só precisa que a gente tenha esse olhar curioso”.

Visitação Gratuita e Aberta a Todos

As duas exposições são uma excelente oportunidade para celebrar Brasília e seus artistas, com entrada franca de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 14h. A BNB também oferece agendamento especial para escolas, como o Centro Educacional (CED) Jardins Mangueiral, que recentemente levou seus alunos para uma imersão cultural.

A professora Kênia Rodrigues de Castro, que acompanhou o grupo, ressalta a importância da iniciativa: “É uma oportunidade de mostrar essa variedade de monumentos que Brasília tem desde cedo para essas crianças. Porque muitos dos nossos monumentos e dos nossos espaços de Brasília não são alcançados por todas as crianças, principalmente as de escolas públicas. Então é muito importante que elas estejam inseridas nisso para que eles conheçam desde cedo o lugar que moram”.

Não perca a chance de vivenciar essa celebração artística e cultural no coração de Brasília!

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.