RenovaDF forma e bate recorde de recuperação de espaços públicos

RenovaDF forma e bate recorde de recuperação de espaços públicos

O programa RenovaDF, o maior programa de capacitação profissional do país, celebrou nesta quinta-feira (24) a formatura de 1.148 alunos do seu 1º ciclo de 2025. A cerimônia, realizada no Ginásio do Cruzeiro, marcou a conclusão de três meses de aprendizado e trabalho que resultaram na recuperação de impressionantes 91 equipamentos públicos em 14 regiões administrativas do Distrito Federal – uma média de um equipamento revitalizado por dia.

Durante a solenidade, o governador Ibaneis Rocha fez um importante anúncio: o Governo do DF (GDF) irá ampliar o número de vagas para o próximo ciclo de 2025, previsto para maio, de 1,5 mil para 2,5 mil. “Esse é um programa que tem renovado não só os aparelhos das nossas cidades, melhorando a qualidade de vida da população, mas tem renovado a esperança de cada um desses alunos que estavam já muito sem oportunidades na vida”, destacou o governador. “Esse é um programa completo, é um programa vencedor”.

O governador também enfatizou o profundo impacto social do projeto: “Essas pessoas – muitos moradores em situação de rua, refugiados, outros, como nós vimos depoimentos de mulheres em situação de violência –, passam a ter uma oportunidade, passam a ter um diploma, voltam a estudar e podem buscar uma melhor qualificação e inserção no mercado de trabalho”.

A vice-governadora Celina Leão também celebrou o poder transformador do RenovaDF na vida dos participantes: “Mais do que qualificar profissionalmente, o RenovaDF oferece oportunidades de uma vida melhor para a população que mais precisa. É muito gratificante ver a alegria no rosto de quem concluiu o curso e, mais ainda, as histórias de superação carregadas de esperança a partir de um novo ofício.”

Histórias de Transformação:

Para Adriana Ribeira, 47 anos, moradora de Samambaia Sul, o RenovaDF representou um novo começo: “Gostei muito. Fez a diferença entrar no mercado de trabalho. Estava desempregada e acho que vai me ajudar muito. Eu quero levar o que aprendi aqui para minha vida, para conseguir um emprego e me capacitar ainda mais. Gostaria muito de ingressar no ramo da construção civil”.

Poliana Moreira, 23 anos, de Ceilândia, compartilhou seu entusiasmo: “Gostei bastante, professora maravilhosa, aprendi bastante coisa que não sabia. Ajudei na construção de uma praça, de um batalhão da PM. Estou com expectativa alta de ir para a vivência. Me dediquei e quero fazer curso de eletricista ou pintora”.

Vinicius Valadares, que completou 25 anos, recebeu o certificado como um presente: “Aprendi muita coisa. Quando cheguei em Ceilândia, o professor me ensinou muito. Me senti renovado mesmo, acolhido. Estava passando necessidade em casa, minha esposa vai ter neném agora”.

Mais Oportunidades para o Futuro:

A primeira turma formada atuou em 14 regiões administrativas, revitalizando 91 equipamentos públicos, incluindo quadras poliesportivas, praças, campos sintéticos, PECs, brinquedos infantis, alambrados e calçadas, beneficiando diretamente as comunidades do Plano Piloto, Guará, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Estrutural, Riacho Fundo, Samambaia, Fercal, Gama, Taguatinga, SIA, Cruzeiro e Águas Claras.

O secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, Thales Mendes, destacou que os alunos com melhor desempenho têm a oportunidade de continuar seus estudos em áreas mais especializadas e vivenciar o dia a dia de empresas parceiras. “Cada dia que se passou aqui foi um equipamento entregue à sociedade. A cidade ganha, a sociedade ganha, os nossos alunos ganham. O RenovaDF traz novas expectativas para as pessoas. O mais importante é a reinserção no mercado de trabalho com dignidade, através do próprio esforço”, afirmou.

O próximo ciclo do RenovaDF, com 2,5 mil novas vagas, terá início em maio. A expectativa é formar entre 10 mil e 12 mil pessoas até o final de 2025. “Nós tínhamos inicialmente programado seis turmas este ano. O governador determinou que nós ampliássemos, e estamos buscando recursos para chegar a, pelo menos, dez ciclos. E já temos garantido o aumento de quase 100% do programa para 2025”, disse o secretário.

Sobre o Programa:

O RenovaDF oferece cursos de iniciação profissional em construção civil, ministrados pelo Senai-DF, com duração de 240 horas (três meses) e carga horária de quatro horas diárias. Nesta edição, os 20% melhores alunos terão a oportunidade de realizar estágios de mais três meses em empresas parceiras, sem custos para as entidades. Além da qualificação, os participantes recebem bolsa-auxílio de um salário mínimo, auxílio-transporte, seguro contra acidentes pessoais, lanche e kit uniforme.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.