Botão de emergência da Uber conectado direto ao 190

Botão de emergência da Uber conectado direto ao 190

Brasília (DF) se torna a primeira cidade do Centro-Oeste a integrar o botão de emergência do aplicativo Uber diretamente ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). A iniciativa pioneira, oficializada nesta quinta-feira (24) com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), promete agilizar a resposta da Polícia Militar do DF (PMDF) em situações de risco para usuários e motoristas do aplicativo.

Compartilhamento de Dados em Tempo Real:

A principal inovação da integração é o compartilhamento automático de dados cruciais da viagem e da localização em tempo real com as forças de segurança assim que o botão de emergência é acionado no aplicativo. Informações como placa do veículo, modelo, cor, dados do usuário e do condutor serão enviadas instantaneamente ao Ciob, otimizando o tempo de resposta em momentos críticos. A empresa RápidOS é a responsável pela interligação tecnológica entre a Uber e o sistema do Ciob.

Pioneirismo no Centro-Oeste:

A vice-governadora Celina Leão celebrou o pioneirismo do Distrito Federal na implementação desta ferramenta de segurança. “O DF tem uma política inovadora de proteção. Temos os melhores índices de segurança pública da história e sermos referência na segurança dos aplicativos é, com certeza, uma grande alegria”, afirmou durante a cerimônia de oficialização.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destacou a importância da parceria para a segurança na capital. “Com base nessas informações, vamos conseguir rastrear o veículo de imediato. Mesmo que o dispositivo seja descartado, ainda teremos o registro do local onde isso ocorreu, o que facilita a atuação da Polícia Militar”, explicou. Ele também vislumbra que a iniciativa possa servir de modelo para outras empresas do setor.

Para a comandante da PMDF, Ana Paula Habka, a integração representa um importante reforço para o trabalho da corporação. “A PMDF está sempre em apoio aquilo que a gente faz de melhor, que é a segurança. Mas para isso é muito importante que a gente se una com a sociedade civil, os equipamentos privados e a segurança pública. A gente agindo juntos, termina um papel melhor que é dar segurança tanto ao trabalhador, quanto ao usuário da Uber”, ressaltou.

Como o Botão de Emergência Funciona:

O botão de emergência, identificado por um ícone de escudo, fica visível no aplicativo para motoristas e passageiros durante toda a viagem. Ao selecionar a opção “Ligar para a Polícia”, o sistema envia automaticamente os dados da ocorrência para a central de segurança. Em seguida, o usuário realiza a ligação para o 190 para detalhar a situação, com a vantagem de que as informações essenciais já foram compartilhadas previamente.

A ferramenta utiliza a tecnologia de GPS e redes Wi-Fi dos aparelhos celulares para garantir a precisão da localização. Segundo o gerente de Comunicação para Assuntos de Segurança da Uber no Brasil, Yuri VillaCorta, a mudança será transparente para os usuários. “Nada muda para o usuário e para o motorista. Ambos continuam usando o mesmo aplicativo. A única diferença é que agora, quando ele ligar para o 190 através do aplicativo, a polícia vai receber um dado ainda mais importante, que é a localização e dados daquela viagem”, explicou.

Uma funcionalidade importante é que mesmo usuários que tiveram a viagem solicitada por terceiros poderão acionar o botão de emergência.

Próximos Passos:

Apesar da oficialização, a parceria ainda demandará um período de integração técnica e operacional entre os sistemas da Uber e da PMDF para definir os detalhes da implementação. O acordo também prevê a capacitação dos agentes de segurança e o cumprimento rigoroso da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

A iniciativa demonstra o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) em utilizar soluções tecnológicas avançadas para fortalecer a segurança pública, proteger vidas e construir um ambiente urbano mais seguro para todos.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.