Quarta do Cidadão realiza 530 atendimentos a vulneráveis na rodoviária
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promoveu, nesta quarta-feira (23), a sétima edição do projeto Quarta do Cidadão, uma iniciativa que visa ampliar o acesso à Justiça e promover direitos fundamentais para a população em situação de vulnerabilidade social. A ação, realizada na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, registrou um total de 530 atendimentos direcionados a homens que necessitam de apoio em diversas áreas.
Tradicionalmente realizada na terceira quarta-feira de cada mês, a edição deste mês foi excepcionalmente adiada devido ao feriado da Semana Santa. O foco principal do projeto é atender homens desempregados, com questões relacionadas a dívidas alimentares, ações de cobrança ou que buscam realizar exames de DNA para reconhecimento voluntário de paternidade.
Parceria Estratégica e Serviços Oferecidos:
Nesta edição, a Quarta do Cidadão contou com a importante parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), que disponibilizou atendimentos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e distribuiu 25 senhas para o público presente, facilitando o acesso aos serviços socioassistenciais.
A diversidade de serviços oferecidos durante a ação demonstra o compromisso da DPDF e seus parceiros em atender às múltiplas necessidades da população vulnerável. Foram disponibilizadas sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para garantir o direito à filiação, paternidade e maternidade, incluindo a realização de testes de DNA pela própria DPDF.
Além dos serviços jurídicos e sociais, a Quarta do Cidadão também ofereceu:
- Vacinação, em parceria com a Secretaria de Saúde (SES-DF).
- Atendimentos da Agência do Trabalhador Itinerante (Sedet-DF), com oferta de vagas de emprego, emissão da Carteira de Trabalho Digital, orientações sobre cursos, o programa de microcrédito Prospera e seguro-desemprego.
- Assistência relacionada ao vínculo trabalhista, fornecimento da CTPS e criação de acesso ao portal Gov.br pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF).
- Informações sobre o programa Morar Bem e outros programas habitacionais, além de serviços de regularização de imóveis pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab).
- Atendimento bancário da Caixa Econômica Federal.
- Atividades educativas, regularização documental e apresentações teatrais do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).
- Orientação sobre diabetes e testes de glicemia pelo Instituto Diabetes Brasil.
- Serviços do Na Hora da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).
- Distribuição de água potável pela Caesb.
- Cortes de cabelo e barba.
- Apoio da Neoenergia para ações voltadas à assistência social e ao desenvolvimento comunitário.
Importância da Ação para a População Vulnerável:
O defensor público-geral, Celestino Chupel, ressaltou a importância da iniciativa: “A atuação da DPDF voltada a homens em situação de vulnerabilidade ajuda também a romper ciclos. Além disso, garante acesso à Justiça e à dignidade”.
Celso Murilo de Britto, coordenador da ação e chefe da Assessoria Especial da DPDF, reforçou a necessidade da presença institucional nesses espaços: “Muitas vezes, essas pessoas enfrentam o sistema sozinhas. A Defensoria atua para garantir que tenham voz, orientação jurídica e acesso real à Justiça”.
Jefferson Diego, um dos participantes da ação em busca de oportunidades profissionais, expressou sua satisfação: “É importante termos ações como essa, que dão apoio para que a gente possa melhorar as nossas vidas. Aproveitei e ainda cortei o cabelo”.





