Mais de 130 motoristas autuados por alcoolismo ao volante
Fim de feriado com balanço preocupante nas estradas do Distrito Federal. As intensas fiscalizações realizadas pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) durante o feriado prolongado resultaram em 136 condutores autuados por dirigirem sob a influência de álcool. As operações, que visavam garantir a segurança viária, aconteceram entre a última quarta-feira (16) e esta segunda-feira (21) em diversas regiões do DF, incluindo Águas Claras, Ceilândia, Fercal, Gama, Planaltina, Plano Piloto, Samambaia, Sudoeste e Taguatinga.
As ações do Detran-DF incluíram a Operação Sossego, focada no combate ao barulho excessivo de escapamentos irregulares, e a Operação Rescaldo, com foco em flagrar motoristas alcoolizados durante a madrugada, período de maior risco de acidentes graves.
Ao longo dos dias de fiscalização, os agentes de trânsito abordaram um total de 1.512 condutores e realizaram 1.466 testes de etilômetro. Além dos 136 motoristas alcoolizados, as operações resultaram em:
- 38 autuações por escapamento irregular;
- 36 condutores inabilitados;
- 29 motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida;
- Dois flagrantes de transposição de bloqueio viário;
- 79 outras infrações de trânsito.
Como consequência das infrações, 91 veículos foram removidos ao depósito do Detran-DF.
Prisões Durante as Fiscalizações
A gravidade de algumas situações levou à prisão de dois condutores. Em Samambaia, um motorista foi detido após ser flagrado dirigindo com teor alcoólico considerado crime e por desacatar os agentes de trânsito. Já em Ceilândia, outro condutor foi preso por direção perigosa, colocando em risco a própria vida e a de terceiros.
Alerta sobre Álcool e Direção
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro: dirigir sob a influência de álcool é uma infração gravíssima. A penalidade inclui multa no valor de R$ 2.934,70 e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência em um período de 12 meses, o valor da multa dobra para R$ 5.869,40.
É importante ressaltar que a concentração de álcool igual ou superior a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar configura crime de trânsito, com pena de detenção que varia de seis meses a três anos, além de multa e a suspensão ou proibição de obter ou renovar a CNH.
As ações do Detran-DF durante o feriado prolongado demonstram a importância da fiscalização constante para garantir a segurança nas vias e conscientizar os motoristas sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.





