Brasilienses e Turistas aproveitam entrada gratuita no Jardim Botânico e Zoológico
Moradores e visitantes da capital federal aproveitaram o feriado prolongado da Semana Santa para desfrutar das belezas naturais e da diversidade animal da cidade. Centenas de pessoas escolheram a Sexta-Feira Santa (18 de abril) para visitar o Jardim Botânico (JBB) e o Zoológico de Brasília, que ofereceram acesso gratuito graças à extensão do programa Lazer Para Todos, do Governo do Distrito Federal (GDF). A iniciativa garantiu entrada franca desde a última quinta-feira (17) até o aniversário de Brasília, na segunda-feira (21).
O analista jurídico brasiliense Ramon Lopes, de 36 anos, levou sua filha Luana, de apenas 2 anos, para uma aventura no Zoológico. A pequena ficou encantada com o elefante. “Vi como uma oportunidade de mostrar animais que ela ainda não conhece e também porque eu e minha esposa, quando crianças frequentávamos bastante o Zoológico, então quisemos passar essa cultura para ela”, contou Ramon.
A gratuidade foi uma agradável surpresa para a família. “Chegamos aqui cedo para não pegar fila e foi superagradável descobrir que estava com entrada franca no feriado. Sem dúvidas, com o acesso de graça, o fluxo de entrada é mais rápido e, como mais pessoas visitam, isso é importante para o comércio local”, avaliou.
A dentista Gabriela Moreira, de 25 anos, veio de Tocantins com o marido Alessandro e a filha Izie para passar o feriado em Brasília. A notícia da entrada gratuita foi um incentivo extra. “A gente costuma passar as datas comemorativas em Brasília. Vi que a entrada estava de graça, então quis trazer a minha filha. Estamos amando a experiência. É um ambiente bem espaçoso e dá para ver que os animais são bem cuidados”, comentou.
O Zoológico também foi o destino da dentista Krislibiane Tomish, de 40 anos, que veio de Goiânia com o marido Alexandre e os três filhos. “Viemos trazer as crianças para essa experiência de ver os animais e interagir com a natureza. Brasília é uma cidade que a gente sempre vem por ser muito cultural”, disse. “Não sabíamos que estaria de graça e foi uma surpresa boa, porque deu para economizar bem”, completou.
O diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto, celebrou a grande adesão do público. “É uma grande satisfação abrir as portas do nosso Zoológico gratuitamente durante o feriado prolongado. É uma oportunidade valiosa para promover a educação ambiental e sensibilizar a população sobre a importância da conservação das espécies ameaçadas”. Até o último domingo, o Zoo já havia recebido 30.400 visitantes gratuitamente pelo programa.
Natureza e Lazer no Jardim Botânico:
O Jardim Botânico de Brasília também atraiu muitos visitantes na última Sexta-Feira Santa. O advogado Marcelo Santos, de 45 anos, afirmou que a gratuidade foi o principal motivo para o passeio em família. “Já tinha muito tempo que a gente não vinha. A última vez que a gente veio a Luna tinha apenas 1 ano. Com toda a certeza o acesso gratuito foi o que nos fez estar aqui hoje”, disse.
A professora Thaís Macedo, de 42 anos, descobriu a gratuidade ao chegar para um piquenique em família para comemorar o aniversário da mãe. “Foi uma coincidência e uma grata surpresa termos marcado o aniversário aqui bem no dia da gratuidade”, afirmou. “Acho que é uma iniciativa importante porque a população mais carente não tem como acessar esse espaço se ele não for gratuito”, acrescentou. Desde o início do programa, o JBB recebeu 9.569 visitantes gratuitamente.
Lazer Para Todos:
O programa Lazer para Todos, instituído pelo governador Ibaneis Rocha, oferece entrada gratuita ao Jardim Botânico e ao Zoológico de Brasília aos domingos e feriados. Devido ao feriado da Semana Santa e ao aniversário de Brasília, a gratuidade foi estendida por cinco dias. O Zoológico funcionou todos os dias, das 8h às 16h, enquanto o Jardim Botânico de Brasília esteve aberto de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h.





