Dia Nacional do Livro Infantil: Celebrando a leitura e o desenvolvimento das crianças

Dia Nacional do Livro Infantil: Celebrando a leitura e o desenvolvimento das crianças

Especialista do UNICEPLAC destaca a importância da leitura desde a primeira infância e oferece dicas para incentivar o hábito nos pequenos.

O Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, homenageia o nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infantil brasileira. A data busca conscientizar sobre a importância da leitura no desenvolvimento das crianças, desde os primeiros anos de vida.

Segundo a professora Eusiléa Pimenta Roquete Severiano, pedagoga, psicóloga e coordenadora do curso de Pedagogia do UNICEPLAC, a leitura é uma ferramenta poderosa que estimula o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. “O contato com os livros fortalece habilidades essenciais para a alfabetização, amplia o vocabulário e estimula a criatividade”, afirma a especialista.

Incentivo à leitura desde a primeira infância

A leitura pode ser introduzida na rotina das crianças desde os primeiros meses de vida. Pais, responsáveis e educadores podem incentivar o hábito por meio de diferentes estratégias:

  • Ler para os bebês fortalece o vínculo afetivo e desperta o interesse pelos livros.
  • Disponibilizar livros variados e acessíveis em casa e na escola cria familiaridade com a leitura.
  • O exemplo dos adultos é fundamental: crianças tendem a imitar os hábitos de leitura dos pais e professores.
  • Tornar a leitura um momento prazeroso e interativo, utilizando livros com texturas, abas e ilustrações atrativas.
  • Contar histórias com expressões, entonação e gestos mantém a criança atenta e engajada.

Dicas para escolher os livros certos

A escolha dos livros deve considerar a faixa etária e o nível de desenvolvimento da criança:

  • 0 a 2 anos: livros de pano, plástico ou cartonados, com imagens grandes, cores vibrantes e textos curtos e repetitivos.
  • 3 a 5 anos: histórias curtas e interativas, com personagens marcantes e temas do cotidiano.
  • 6 a 8 anos: textos mais longos, rimas e estruturas narrativas claras, que auxiliam no processo de alfabetização.
  • A partir de 9 anos: aventuras, fantasia, mistério e temas que despertam a curiosidade, como ciência.

Desafios da era digital

Na era digital, a concorrência com as telas, a dificuldade de concentração e a falta de incentivo são desafios para a formação de novos leitores. A professora Eusiléa propõe um equilíbrio:

  • Integrar a tecnologia à leitura, utilizando e-books e audiolivros.
  • Criar momentos de leitura sem distrações tecnológicas.
  • Oferecer livros atrativos e interativos.
  • Estabelecer desafios literários para tornar a experiência mais motivadora.
  • Valorizar a mediação dos adultos, que são exemplos importantes para as crianças.

Cinco livros infantis nacionais para encantar e ensinar

A professora Eusiléa indica cinco livros infantis nacionais que podem encantar e despertar o gosto pela leitura:

  • “Menina Bonita do Laço de Fita” – Ana Maria Machado
  • “A Bolsa Amarela” – Lygia Bojunga
  • “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” – Jorge Amado
  • “O Menino Maluquinho” – Ziraldo
  • “Chapeuzinho Amarelo” – Chico Buarque
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Alvaro Maciel

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