Gama e Santa Maria ganham novos campos sintéticos para a comunidade

Gama e Santa Maria ganham novos campos sintéticos para a comunidade

A população do Gama e de Santa Maria tem mais motivos para celebrar. Nesta quarta-feira (16), a governadora em exercício Celina Leão inaugurou dois novos campos sintéticos nas regiões, ampliando o acesso a espaços de qualidade e segurança para a prática esportiva. Um dos campos, construído em uma área que antes era um ponto de descarte irregular de lixo, está localizado na Quadra 212/312 de Santa Maria Norte. O outro, totalmente reformado, fica em Engenho das Lajes, no Gama, na divisa do Distrito Federal com o estado de Goiás.

Durante a entrega dos equipamentos públicos, Celina Leão também distribuiu kits esportivos para escolinhas que atendem crianças e adolescentes nos novos espaços. A governadora destacou a importância de investir no esporte como ferramenta de transformação social.

“A nossa atividade é sempre cuidar do esporte e dos nossos atletas. A cada real que investimos em esporte, a gente economiza na segurança pública, saúde pública, a gente traz cidadania. Quando chega um campo assim, todo reformado, a comunidade, que muitas vezes tinha medo de sair de casa pela falta de um equipamento público, se reúne para celebrar. O nosso governo reformou mais de 100 campos sintéticos e construiu mais de 50 do zero. Até o final da gestão, vamos ter passado por todos esses espaços públicos”, afirmou Celina Leão.

Os projetos de construção e reforma dos campos contaram com recursos públicos e, no caso do campo do Gama, com a importante participação de alunos do programa RenovaDF, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) que capacita profissionais da construção civil enquanto revitalizam espaços públicos da cidade.

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, ressaltou a integração entre as secretarias para a concretização dos projetos. “O campo de Santa Maria foi feito com apoio da Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital], que trabalhou na execução, gerando oportunidade para quem usa esse espaço. Quando a gente fala que o governo é integrado, é exatamente isso. A Secretaria de Esporte e Lazer [SEL-DF] está alinhada com outras pastas para tirar os projetos do papel e dar a devida manutenção também”, acrescentou.

Santa Maria Ganha Campo Sintético em Área Degradada

O novo campo sintético de futsete em Santa Maria Norte representa uma grande transformação para a comunidade local. O espaço, construído onde antes havia um ponto de descarte irregular de lixo na Quadra 212/312, recebeu um investimento de R$ 1.453.003,42, proveniente de emenda parlamentar da deputada distrital Jaqueline Silva, e foi executado pela Novacap.

Com uma área total de 1.734 m², o campo conta com grama sintética de qualidade, sistema de drenagem eficiente, traves, alambrado e acessibilidade para todos. “Não conseguimos nem imaginar lixo sendo descartado aqui quando a gente vê uma infraestrutura dessa, toda moderna, com calçadas e arquibancada também. Fico muito feliz com mais essa entrega”, comemorou o secretário Renato Junqueira.

César da Conceição, presidente do Instituto Criança Santa Maria, destacou a importância do novo equipamento para o trabalho social da instituição. “Esse campo, na verdade, não existia – era barro. E hoje temos a oportunidade de dar um local maravilhoso para eles treinarem. O esporte transforma vidas. São dez escolinhas, cada uma com aproximadamente 200 alunos. Imagine só a grandiosidade do impacto dessa entrega”.

RenovaDF Transforma Espaço Esportivo no Gama

No Engenho das Lajes, no Gama, a entrega do campo sintético reformado vai além da melhoria da infraestrutura. A obra foi realizada pelo RenovaDF, unindo a qualificação profissional de alunos da construção civil com a revitalização de espaços públicos. Ao todo, 125 alunos participaram das atividades de manutenção do local.

Danielle Amaral, subsecretária de Qualificação Profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), explicou o impacto do programa. “Os alunos selecionados são, em sua maioria, pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social. Com o programa, eles recebem toda uma capacitação e qualificação profissional na área da construção civil, para que consigam futuramente a empregabilidade”.

O campinho de Engenho das Lajes, com dimensões de 50 metros por 30 metros, passou por uma completa reforma, incluindo a substituição do alambrado, a troca do gramado sintético, a marcação do piso, a aplicação de areia e borracha, pintura, serviços de serralheria e a reforma das traves.

“O mais bonito do Renova é o fato de o trabalhador fazer e ele mesmo poder usar aquilo que se dedicou. Esse é um programa muito especial porque renova não só os nossos campos sintéticos e espaços públicos, mas a esperança”, celebrou a governadora em exercício Celina Leão.

A administradora do Gama, Joseane Feitosa, ressaltou a importância do trabalho integrado do GDF para levar mais infraestrutura esportiva e de lazer para a comunidade. “A gente está muito feliz. O governo vem trabalhando com ações conjuntas, ouvindo as necessidades da comunidade. Essa reforma é resultado desse esforço, que une profissionalização e benefícios para a comunidade”, concluiu.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.