Campanha de vacinação no Hospital de Base contra gripe e sarampo
Campanha contra gripe e sarampo imuniza mais de 2 mil colaboradores do Hospital de Base em quatro dias
Uma expressiva adesão marcou a campanha de vacinação contra a influenza sazonal (gripe) e o reforço contra o sarampo realizada no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Em apenas quatro dias, entre os dias 8 e 11 deste mês, 2.197 colaboradores da unidade hospitalar, administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF), receberam as doses das vacinas.
A ação, conduzida pelo Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica (NHEP), alcançou um resultado considerado positivo, seguindo o padrão de adesão de campanhas anteriores. Apesar de não ter atingido a meta de imunizar cerca de 90% do total de trabalhadores da saúde do HBDF, a média diária de procura pela vacinação foi considerada satisfatória.
Thaynnara Souza Pires, chefe do NHEP, avaliou a organização da campanha como eficiente. “Ficou tudo muito bem-organizado, o tempo de vacinação também”, afirmou. Ela também mencionou pequenos contratempos pontuais com a internet, mas ressaltou o grande número de colaboradores do hospital, que ultrapassa sete mil pessoas.
Cobertura vacinal será ampliada em setores prioritários
Um dos desafios identificados durante a campanha foi a dificuldade de alguns profissionais se ausentarem de seus postos de trabalho para receber a vacina. Segundo Thaynnara Pires, colaboradores que atuam em setores de alta complexidade como as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o centro cirúrgico e o pronto-socorro, frequentemente enfrentam rotinas intensas que impedem o comparecimento aos locais de vacinação.
Para garantir uma cobertura vacinal ainda maior, o NHEP já está planejando uma nova etapa da campanha. “Após o feriado, vamos montar um cronograma específico para fazer a vacinação in loco nesses setores, com datas ainda a definir”, anunciou a gestora. “O objetivo é conseguir aumentar o número de profissionais vacinados, para reforçar os nossos imunizados e garantir mais segurança a todos”.
A campanha contou com o apoio de diversas áreas do Hospital de Base, incluindo o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), as equipes de segurança, manutenção, patrimônio, tecnologia e nutrição, além da empresa terceirizada Máxima.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília também teve um papel importante, cedendo o espaço da Casa Rosa para a realização da vacinação. Thaynnara Pires lembrou com carinho da ação dos voluntários: “Alguns voluntários, inclusive, se fantasiaram da personagem Maria Gotinha para incentivar os colaboradores a se vacinarem pelos corredores do hospital”. Ela destacou ainda a adesão do superintendente do Hospital de Base, Dr. Guilherme Porfírio, que aproveitou a oportunidade para se vacinar.





