Primeiro Centro de Apoio Biopsicossocial para servidores
O Distrito Federal deu um passo pioneiro no cuidado com o bem-estar de seus profissionais da segurança pública com a inauguração, nesta segunda-feira (14), do primeiro Centro de Apoio Biopsicossocial (CAB) do país dedicado a essa categoria. A iniciativa inovadora, idealizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e integrada ao programa DF Mais Seguro – Segurança Integral da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), visa promover a saúde física e mental dos servidores que atuam na linha de frente da segurança da população.
A governadora em exercício, Celina Leão, durante a cerimônia de inauguração, enfatizou a relevância do novo espaço. “É a vanguarda do Distrito Federal no cuidado de quem cuida. Nossos agentes de segurança pública realmente têm um serviço exemplar aqui, nós somos a melhor segurança pública do Brasil e precisamos de cuidado. Nós sabemos que pós-pandemia, a questão da depressão e do autoextermínio tem preocupado a todos os gestores públicos não só na segurança pública, mas a toda população e essas pessoas precisam de estar preparadas. O legado que nós deixamos para a Secretaria de Segurança é a criação desse Centro Biopsicossocial”, declarou. A chefe do Executivo também anunciou planos para a implementação de mais dois polos de atendimento nas regiões Norte e Sul do DF.
Localizado estrategicamente próximo a importantes órgãos de segurança como o Detran-DF, o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e a própria SSP-DF, o CAB recebeu um investimento superior a R$ 3 milhões. A estrutura moderna e completa oferece uma gama de serviços essenciais para o bem-estar dos servidores, incluindo academia de ginástica equipada, vestiários, sala para atividades físicas coletivas e diversas salas destinadas a atendimentos individuais nas áreas de psicologia, terapia ocupacional e outras abordagens terapêuticas.
O centro também dispõe de um espaço dedicado a terapias coletivas, programas de preparação para a aposentadoria e grupos de reflexão. Estes últimos são especialmente voltados para profissionais da segurança pública envolvidos em situações de violência doméstica, integrando os programas Lei Maria da Penha e Grupo Refletir.
O secretário da SSP-DF, Sandro Avelar, ressaltou o impacto positivo da iniciativa não apenas nos servidores, mas em toda a sociedade. “A estrutura já está 100% disponível para os nossos policiais militares, policiais civis, membros do Corpo de Bombeiros, colegas do Detran, colegas do sistema penitenciário, todos esses que fazem o dia a dia da nossa população mais seguro, mas muitas vezes a custa desse desgaste pessoal”, afirmou. “Um servidor mais saudável tem melhores condições de prestar cada vez mais um melhor atendimento à nossa população”, concluiu.
A gestão do CAB está sob a responsabilidade da Subsecretaria de Ensino e Gestão de Pessoas da SSP-DF. Para facilitar o acesso aos serviços, foi implementado um sistema de agendamento via WhatsApp. “O servidor tem acesso a uma agenda de serviços por um canal do WhatsApp e pode escolher a melhor opção e horário para agendar”, explicou o subsecretário Marcos Leôncio Sousa. O financiamento do centro é proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Para Janayna Reis, assessora especial da SSP-DF com quatro anos de experiência na área de segurança, a nova estrutura representa um ganho significativo em qualidade de vida. “Já estou pensando em uma nova rotina. Pretendo incluir, depois do meu horário de trabalho, algum tipo de exercício”, planeja. “A gente segue uma rotina todos os dias e esquece do psicológico, então é extremamente importante esse espaço pra gente”, acrescentou.
A inauguração do Centro de Apoio Biopsicossocial integra o Eixo 5 do programa DF Mais Seguro – Segurança Integrada, denominado “Servidor Mais Seguro”. Este componente do programa tem como foco o desenvolvimento de habilidades e a promoção da saúde física e mental dos agentes de segurança pública, reconhecendo o impacto direto no aprimoramento dos serviços prestados à comunidade. Outras ações previstas neste eixo incluem o incentivo a atividades esportivas, a instalação de academias de ginástica, cursos de aperfeiçoamento profissional e a realização de novos concursos públicos para as forças de segurança.





