DF terá linha de crédito para taxistas comprarem carros elétricos
Projeto busca transformar frota de táxi do Distrito Federal em veículos sustentáveis, com isenção de IPVA e financiamento facilitado.
O governador Ibaneis Rocha anunciou, em Dubai, uma nova linha de crédito para taxistas do Distrito Federal adquirirem carros elétricos. A iniciativa, fruto de parceria entre o BRB e a Secretaria de Economia, visa transformar a frota de táxi do DF em veículos sustentáveis.
A linha de crédito, ainda em fase de elaboração, deve ser lançada neste mês. O objetivo é oferecer aos taxistas financiamento com taxa de juros subsidiada e prazo de pagamento alongado.
“Conversei com o presidente do Sindicato dos Taxistas e o custo para os taxistas fazerem um transporte de aproximadamente 14 km com carro a combustão é de cerca de R$ 10, enquanto com carro elétrico seria de R$ 1”, detalhou o governador.
A linha de crédito estará disponível para os 4,5 mil táxis que operam no DF. Inicialmente, o projeto será destinado apenas a taxistas, mas o governador não descarta a possibilidade de estender o benefício a motoristas de aplicativo no futuro.
Isenção de IPVA
Em janeiro, o governador assinou um decreto que concede isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos adquiridos por pessoas físicas no Distrito Federal. A medida busca incentivar a aquisição de veículos de energia limpa.





