Atenção Primária à Saúde com novas ferramentas para melhor atendimento
Secretaria de Saúde do DF apresenta Mapa Social e nova Carteira de Serviços para otimizar a Atenção Primária.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), promoveu o seminário “Futuro em Rede: a Atenção Primária à Saúde do DF que queremos”. O evento, realizado no dia 10, apresentou ferramentas que prometem revolucionar a gestão e o atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS) no DF.
Novidades para a Saúde do DF:
- Mapa Social da Atenção Primária: Um painel detalhado com dados sobre o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), permitindo o monitoramento da cobertura e qualidade dos serviços.
- Mapa Social Acompanhamento SUS: Ferramenta que permite ao cidadão acompanhar o histórico de agendamentos e solicitações no SUS, acessível pelo site Acompanhamento SUS – DF.
- Nova Carteira de Serviços da APS (CaSAPS-DF): Um documento atualizado que detalha os serviços oferecidos nas UBSs, visando aprimorar o acesso e a qualidade do atendimento.
O secretário de Saúde, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, destacou a importância do planejamento e do uso de dados para melhorar a gestão, afirmando que “Se fortalecermos a Atenção Primária, mitigamos grande parte dos problemas enfrentados no sistema de saúde”.
A coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Sandra Araújo, explicou que as novas ferramentas permitem “visualizar de forma clara a realidade das nossas unidades de saúde, entender onde estão as necessidades e planejar ações mais efetivas”.
A nova Carteira de Serviços da APS, apresentada pela dentista da SES-DF, Marília Bizinoto, busca aprimorar o acesso, a coordenação do cuidado e a qualidade dos serviços na Atenção Primária.
#SaúdeDF #AtençãoPrimária #SUS #GestãoEmSaúde #InovaçãoNaSaúde





