Câmara Legislativa homenageia Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha em sessão solene

Câmara Legislativa homenageia Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha em sessão solene
Sessão Solene em homenagem 217º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Crédito: Ângelo Pignaton/Agência CLDF

Evento celebrou o 217º aniversário da instituição e destacou o papel dos fuzileiros na defesa do país e no apoio à sociedade

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta quarta-feira (9), uma sessão solene em homenagem ao Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil, que completou 217 anos de história. O evento reuniu autoridades civis e militares, que destacaram a importância da instituição para a defesa do país e o apoio à sociedade brasileira.

O deputado Roosevelt (PL), autor da solenidade, ressaltou a disciplina e o comprometimento dos fuzileiros, além da cooperação entre o CFN e o Corpo de Bombeiros do DF. “Os senhores e senhoras são importantes no processo de construção de uma sociedade cada vez mais justa, de uma cidade cada vez melhor, de um país soberano”, afirmou.

O comandante da Estação de Rádio da Marinha em Brasília, capitão de fragata Cledson Augusto Soares, destacou o papel do CFN na integração da Marinha com a sociedade. “O Corpo de Fuzileiros Navais cumpre um papel de integração da Marinha com a sociedade brasileira. Ele atua tanto em operações militares reais quanto em operações de atenção social”, explicou.

Atuação em diversas frentes

O contra-almirante Alexandre Vasconcelos Tonini, subchefe de organização do Estado-Maior da Armada, lembrou a participação dos fuzileiros navais em operações recentes, como a “Taquari” no Rio Grande do Sul, a “Acolhida” com imigrantes venezuelanos e a “Ágata” na fiscalização de fronteiras.

Tonini também destacou a história do CFN, desde a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808 até a operação Alvorada, em 1960, quando fuzileiros navais marcharam do Rio de Janeiro até Brasília para levar uma mensagem do ministro da Marinha ao presidente Juscelino Kubitschek.

Presença feminina

A participação feminina no CFN também foi celebrada durante a sessão solene. O contra-almirante Tonini elogiou a integração das mulheres na instituição, que já conta com 231 fuzileiras navais.

A soldada Natália Silva, que fez parte da primeira turma de mulheres fuzileiras navais em 2024, foi uma das homenageadas com moção de louvor da CLDF. “Eu tenho um sentimento de superação e de dever cumprido por ter conseguido passar por todos os obstáculos”, disse ela.

Ao todo, 24 pessoas receberam moções de louvor da CLDF em reconhecimento ao trabalho do CFN.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.