Viveiros da Novacap transformam vidas de reeducandas e embelezam Brasília
Trabalho com plantas oferece ressocialização e contribui para a arborização da capital
Nos viveiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o trabalho com a terra se transforma em recomeço para reeducandas. O projeto, em parceria com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), oferece a oportunidade de ressocialização e contribui para a produção de mudas que embelezam os espaços públicos de Brasília.
Transformação e aprendizado
“Antigamente eu nem me importava muito com plantas. Hoje em dia eu já começo o dia doida para ir ao viveiro. Mexer com a terra se transforma em uma paz para a gente”, declara a reeducanda L.D., que encontrou na atividade uma nova perspectiva de vida.
O trabalho nos viveiros, que não exige experiência prévia, ensina técnicas de cultivo e cuidado com as plantas, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes. “São dias maravilhosos. Aqui é uma paz, me sinto muito bem. É gratificante a sensação de ver o crescimento dessas plantas”, completa L.D.
Ressocialização e benefícios
Além da transformação pessoal, o trabalho nos viveiros oferece benefícios como a Bolsa Ressocialização, auxílio transporte e alimentação, e a remição de pena, com um dia reduzido a cada três dias trabalhados.
“Amo o meu trabalho porque através dele tenho uma vida melhor do que a de antes. É terapêutico o contato com a natureza, vale a pena. Estou pagando minhas contas direitinho e sempre sobra um pouco”, relata a reeducanda F.M.L.
Contribuição para Brasília
Os viveiros da Novacap, responsáveis pela produção de mudas de flores, herbáceas, arbustos e árvores, desempenham um papel fundamental na arborização de Brasília. Os espaços públicos da capital, com seus canteiros floridos e áreas verdes, são resultado do trabalho dedicado das reeducandas e outros colaboradores.





