GDF e Unicef unem forças para fortalecer a educação socioambiental
O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) firmaram, nesta terça-feira (1º), um memorando de entendimento para impulsionar projetos e políticas públicas que visam a proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, com foco especial na educação socioambiental.
Parceria Estratégica para o Futuro
A assinatura do memorando, realizada no gabinete do governador Ibaneis Rocha, alinha-se aos objetivos do GDF com a Agenda 2030 da ONU, buscando fortalecer os direitos da juventude no DF. A iniciativa ganha ainda mais relevância com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025.
“Estamos comprometidos com a Unicef e com a causa ambiental para garantir um presente e futuro melhor para as nossas crianças e adolescentes”, destacou o governador Ibaneis Rocha. “Temos diversos projetos tocados pela nossa Secretaria de Educação, e um de nossos compromissos é zerar a fila por vagas em creches.”
Educação Baseada na Natureza
A parceria entre o GDF e a Unicef, que já inclui projetos como o de busca ativa e o SuperAção, será ampliada com a implementação da educação baseada na natureza. Essa nova iniciativa visa fortalecer a conexão entre crianças e adolescentes com o meio ambiente, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
“Agora teremos a educação baseada na natureza, fortalecendo a busca ativa que nós tínhamos, que é a busca pelos alunos que evadem, que estão faltando aula, e o SuperAção, que é a recomposição das aprendizagens”, explicou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
Ação Ampliada e Impacto Positivo
A representante adjunta da Unicef no Brasil, Layla Saad, anunciou a ampliação do trabalho em conjunto com o GDF, destacando o potencial do DF em compartilhar boas práticas socioambientais com outros lugares.
“O DF tem, sim, bom exemplo de política socioambiental para a educação que a gente gostaria de compartilhar com outros lugares”, afirmou Layla Saad.
A parceria entre o GDF e a Unicef representa um passo importante para a construção de um futuro mais sustentável e justo para as crianças e adolescentes do Distrito Federal.





