Concreto no Asfalto: Conforto e segurança nas vias do DF

Concreto no Asfalto: Conforto e segurança nas vias do DF

O pavimento de concreto rígido, cada vez mais presente nas vias do Distrito Federal, tem conquistado a aprovação dos brasilienses. Com durabilidade superior ao asfalto, o material garante economia aos cofres públicos, além de conforto e segurança para motoristas, pedestres e passageiros.

Brasília na Vanguarda da Pavimentação

A estudante Anna Luíza Costa, 22 anos, moradora de Taguatinga, aprova a mudança: “Gostei bastante, podemos notar a diferença quando estamos dirigindo, a pista consegue ser até mais macia para o carro e não tem tantos buracos como antigamente. Acho que essa foi uma mudança necessária e muito boa para a população”.

O pavimento de concreto já é realidade em vias como a Estrutural, W3 Sul, Epig, EPTG, Avenida Hélio Prates, Túnel Rei Pelé e Boulevard do Túnel. O Secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, destaca a eficiência do material: “A resistência ao tráfego pesado reduz a necessidade de manutenção frequente, garantindo mais segurança, economia e conforto para motoristas e passageiros”.

Vantagens do Concreto em Relação ao Asfalto

O superintendente de Obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante, explica as vantagens do concreto: “O pavimento de asfalto tem uma vida útil de até dez anos, com manutenções frequentes. Já o concreto dura pelo menos 20 anos, reduzindo intervenções e transtornos no trânsito”.

O estudante Eduardo Victor, 22 anos, morador de Taguatinga, também percebe a diferença: “Com essa mudança, a gente vê que o concreto realmente está durando mais e nas chuvas tem mais aderência. É bom para os cofres públicos o governo não ficar gastando muito com esses reparos constantes e bom para o motorista ter mais segurança”.

Investimento em Infraestrutura e Mobilidade

O GDF planeja levar a tecnologia a cerca de 240 km de vias, com investimento superior a R$ 400 milhões. As obras já concluídas ou em andamento incluem:

  • Estrutural: 26 km de concreto, com investimento de R$ 80 milhões.
  • Túnel Rei Pelé e Boulevard do Túnel: 2.160 metros concretados em cada local.
  • EPTG: Manutenção da faixa exclusiva de ônibus, com investimento de R$ 13,5 milhões.
  • Setor Policial Sul: 2,3 km de concreto, aguardando conclusão da drenagem.
  • W3 Sul: 11 km de concreto, com investimento de R$ 23 milhões.
  • Epig: Trechos já liberados, com investimento de R$ 156 milhões.
  • Avenida Hélio Prates: Etapa 1 concluída, etapa 2 em andamento.
  • Buraco do Tatuí: Reinaugurado com novo pavimento e símbolo do Marco Zero.

Com essas obras, o GDF busca garantir mais conforto, segurança e durabilidade para as vias do Distrito Federal, beneficiando toda a população.

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Alvaro Maciel

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