Maior programa de captação de águas pluviais do GDF inaugurado
O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugura neste sábado (29), a partir das 9h30, o Drenar DF, o maior programa de captação e escoamento de águas pluviais da capital. Com um investimento de R$ 180 milhões, o projeto busca minimizar os impactos das chuvas nas quadras iniciais da Asa Norte, além de contribuir para a preservação do Lago Paranoá e oferecer um novo espaço de lazer para a população.
Solução para um Problema Histórico
O sistema de drenagem duplica a capacidade da rede existente, minimizando os impactos imediatos das chuvas para os moradores das quadras iniciais da Asa Norte. Além disso, contribui com a preservação do Lago Paranoá, reduzindo a pressão e o índice de sujeira da água que chega ao corpo hídrico por meio da bacia de detenção, e oferece mais um ponto de lazer e desporto para os cidadãos – o Parque Internacional da Paz.
Detalhes da Obra
- Investimento: R$ 180 milhões
- Extensão da rede: 7,7 km
- Bocas de lobo: 291
- Bacia de detenção: 37 mil m² (capacidade para 96 mil m³ de água)
- Empregos gerados: 450 (no período mais intenso da obra)
Impacto Ambiental e Social
O projeto Drenar DF terá um impacto significativo na qualidade de vida dos brasilienses. A nova rede de drenagem evitará alagamentos e enchentes nas quadras iniciais da Asa Norte, além de reduzir a poluição do Lago Paranoá. O Parque Urbano Internacional da Paz oferecerá um novo espaço de lazer e convivência para a população.





