GDF lança campanha contra a exploração sexual infantil
O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou esta semana uma campanha de conscientização contra a exploração sexual infantil, com o objetivo de promover um turismo seguro e responsável na capital federal. A ação “Não é Brincadeira, é Crime!” é uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) em parceria com o Instituto Evolui, e estará presente em diversos pontos movimentados do DF até o dia 17 de abril.
Com um investimento de aproximadamente R$ 500 mil da Setur-DF, a campanha busca alcançar tanto a população em geral quanto os profissionais do setor turístico, para combater esse grave problema social. O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, destaca o compromisso do DF em garantir um turismo ético e seguro, e convida a sociedade e os profissionais do setor a se unirem nessa causa.
Conscientização e prevenção
A campanha visa envolver toda a comunidade, incluindo famílias, educadores, crianças e adolescentes, além de profissionais do turismo como hoteleiros, motoristas de aplicativo, taxistas e guias turísticos. A vice-presidente do Instituto Evolui, Laiz Cecília Paula de Queiroz, ressalta a importância da participação de todos os setores para ampliar o alcance da mensagem e conscientizar a população sobre a gravidade do problema.
A falta de informação e o tabu em torno do tema tornam muitas crianças e adolescentes vulneráveis a esses crimes. Por isso, a campanha busca informar sobre os sinais e impactos da exploração sexual infantil, incentivar a denúncia de casos suspeitos e capacitar profissionais do turismo para identificar e agir nessas situações.
Pontos de ação e acolhimento
Para facilitar o acesso à informação e o acolhimento de possíveis vítimas, a campanha montou estandes em pontos estratégicos do DF, como a Rodoviária Interestadual, a Estação Central do Metrô, a Estação Praça do Relógio, o Aeroporto de Brasília e a Rodoviária do Plano Piloto. Os estandes funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Nos estandes, a população pode receber orientações sobre como denunciar casos de exploração sexual infantil e buscar ajuda. Além disso, a campanha busca sensibilizar as pessoas sobre a importância de estar atento aos sinais de abuso e de proteger as crianças e adolescentes.
Denuncie
A sociedade tem um papel fundamental na proteção das crianças. Em caso de denúncia, utilize o Disque 100. Outros canais disponíveis são o 190, para emergência policial; o 197, para denúncia; e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), pelo telefone (61) 3207-5931. No DF, também é possível contar com a rede de apoio dos conselhos tutelares e das unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).





