Ir para o conteúdo

Lixo zero: Hotel e quadra comercial transformam resíduos em recursos

Lixo zero: Hotel e quadra comercial transformam resíduos em recursos

Iniciativas inovadoras reduzem drasticamente o lixo enviado para aterros sanitários e promovem a conscientização ambiental.

Brasília se destaca com dois projetos inovadores de lixo zero, mostrando que é possível transformar resíduos em recursos. Um hotel com 144 apartamentos envia apenas nove sacos de lixo para aterros sanitários por mês, enquanto uma quadra de restaurantes substituiu contêineres por papa-lixos, com comerciantes e clientes comprometidos com a separação de recicláveis e rejeitos.

Hotel modelo em sustentabilidade:

Desde 2023, o LikeÜ Hotel, localizado na Asa Sul, implementou o modelo lixo zero, reduzindo em 75% a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários. Apenas 25% do lixo produzido pelo hotel segue para o aterro, enquanto os 75% restantes são destinados à compostagem (orgânicos) e à reciclagem.

Para alcançar esse resultado, o hotel promoveu treinamentos para seus 40 funcionários e implementou mudanças na comunicação interna e nos espaços destinados aos hóspedes. As lixeiras dos quartos foram substituídas por três coletores:

  • Orgânicos: restos de alimentos que se transformam em adubo.
  • Recicláveis: embalagens de isopor, garrafas de plástico e papel, destinados à reciclagem.
  • Rejeitos: materiais não recicláveis, como absorventes e papel higiênico usados.

O hotel também oferece um manual de práticas sustentáveis aos hóspedes e possui uma estação de lixo zero para a separação correta dos materiais. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) coleta os rejeitos, enquanto cooperativas de compostagem e reciclagem cuidam dos orgânicos e recicláveis, respectivamente.

Lixo zero em Brasília: hotel e quadra comercial transformam resíduos em recursos

Quadra Lixo Zero:

Na Quadra Lixo Zero (CLS 404/405), a conhecida Rua dos Restaurantes, na Asa Sul, substituiu os contêineres por seis papa-lixos: quatro para recicláveis e dois para rejeitos. A separação dos resíduos é feita pelos próprios usuários, que depositam os materiais nos contêineres semienterrados.

Embora o SLU ainda não possua dados precisos sobre a quantidade de rejeitos e recicláveis da quadra, os principais impactos positivos já são evidentes:

  • Redução do descarte inadequado de lixo.
  • Melhoria da paisagem urbana.
  • Engajamento dos comerciantes.
  • Aumento da conscientização ambiental.

Lixo zero em Brasília: hotel e quadra comercial transformam resíduos em recursos

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário