Casamento comunitário em Brasília celebra união de 100 casais
O domingo, 23 de março de 2025, entrou para a história de 100 casais que oficializaram sua união no primeiro Casamento Comunitário do ano. A cerimônia, realizada no Pontão do Lago Sul, em Brasília, marcou um recorde de participação desde o início do programa em 2020.
O evento, organizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) através da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), proporcionou aos casais um dia inesquecível com todos os custos da celebração cobertos. Os noivos tiveram acesso gratuito a trajes, maquiagem, transporte e diversos outros serviços, garantindo um casamento dos sonhos.
A celebração ocorreu em um espaço de 1.118 metros quadrados especialmente montado para a ocasião, com passarela, palco, área para convidados e um ambiente para o brinde e corte do bolo. A decoração contou com flores, mobiliário elegante e mesas com frutas e doces. A trilha sonora ficou por conta de uma banda ao vivo, e o evento incluiu a participação especial de um dueto do Corpo de Bombeiros Militar do DF durante a execução do Hino Nacional. Os casais chegaram em carros de luxo e caminharam por um tapete vermelho ao som da marcha nupcial.
“Foi um trabalho intenso nos últimos três meses para tornar este dia emocionante. As noivas foram tratadas como clientes VIPs do início ao fim, garantindo que o dia mais importante de suas vidas fosse inesquecível”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
A vice-governadora Celina Leão destacou a importância do programa para a realização de sonhos e a regularização da situação de muitos casais. “O Casamento Comunitário é fundamental para regularizar a situação daqueles que não teriam condições de arcar com os custos de um casamento civil”, disse ela.
A iniciativa contou com o apoio de diversos parceiros, incluindo o Sistema S, que ofereceu serviços de maquiagem, cabelo e ajustes de vestidos pelo Senac, e alimentação pelo Sesc.
A preparação para o grande dia incluiu ensaios pré-nupciais e a utilização de salões de beleza, incluindo um montado no Museu Nacional da República. A cerimônia foi oficializada por juízes de paz de diferentes regiões administrativas do DF.
A emoção tomou conta dos noivos, como Rosângela Fernandes, 37 anos, que expressou sua felicidade em realizar o sonho de casar após quatro anos de união. Ana Cássia Ferreira, 18 anos, também compartilhou a alegria de ter seu sonho de infância realizado.
O Casamento Comunitário, criado em 2021, já beneficiou mais de 440 casais em dez edições. Para 2025, estão previstas quatro cerimônias, totalizando 600 casais beneficiados. As próximas edições estão agendadas para 29 de julho, 31 de agosto e 7 de dezembro.
O programa tem como objetivo garantir direitos civis aos casais e fortalecer os laços familiares, oferecendo toda a estrutura e suporte necessários para a realização do casamento.






