Caqui combate o estresse e faz bem para o coração
Nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica os benefícios da fruta e ensina receitas diferentes para o dia a dia
Excelente fonte de vitaminas, como A, B1, B2, B12, C e E, e minerais, como ferro, fósforo, cálcio e magnésio, o caqui tem nutrientes fundamentais para a saúde que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, combater o estresse e regular a pressão arterial. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que consumir caqui regularmente pode ajudar a manter a saúde do coração. “A fruta é rica em betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres, previne o desenvolvimento de acúmulo de placas de gorduras nas artérias e reduz o colesterol ruim (LDL), todos fatores de risco para o surgimento das doenças cardiovasculares. Possui ainda licopeno, um fitoquímico importante para a defesa do organismo, e, por conter fibras, contribui para o bom funcionamento do intestino”, afirma a especialista.
A forma mais comum de consumo da fruta é in natura, mas também pode ser consumida como suco. “Nesse caso, a ingestão deve ser feita imediatamente após o preparo, do contrário, o sabor é alterado e perde-se parte das vitaminas”, alerta Thamires. A fruta também pode ser usada no preparo de pratos variados.
A safra do caqui é entre os meses de março e maio, quando sua oferta aumenta. “Uma alternativa para consumi-lo durante o resto do ano é a forma desidratada”, indica a nutricionista.
Na hora da compra, é importante observar as condições da fruta. “Deve estar livre de rachaduras, firme e com a coloração uniforme”, ensina a especialista. Caso o caqui esteja maduro, a recomendação é guardá-lo na geladeira entre três e cinco dias, no máximo. A conservação também pode ser feita em local fresco, desde que o consumo seja rápido. Se ainda estiver verde, deve ser mantido fora da geladeira para amadurecer.
Existem quatro principais tipos mais consumidos:
· Caqui Rama Forte: Coloração vermelha, polpa de consistência mole e gelatinosa
· Caqui Taubaté: Coloração vermelha, polpa de consistência mole
· Caqui Giombo (tipo chocolate): Alaranjado, de consistência firme e crocante
· Caqui Fuyu: Alaranjado e de consistência firme





