União elogia plataforma do GDF que otimiza parcerias com OSCs
O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu reconhecimento nacional pela inovação na gestão de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (Confoco), vinculado à Secretaria-Geral da Presidência da República, demonstrou interesse em adotar funcionalidades da Plataforma Parcerias GDF-MROSC, ferramenta eletrônica desenvolvida pela Secretaria de Economia (Seec).
A plataforma se destaca pela transparência e controle na aplicação de recursos públicos destinados às OSCs. Cidadãos podem acompanhar a destinação do dinheiro, em conformidade com a Lei Federal nº 13.019/2014 e o Decreto distrital 37.843/2016.
“Ficamos bem impressionados com o grau de profundidade das informações de controle da plataforma. Principalmente em razão do elevado nível de automatização obrigatória – que, por exemplo, gera prestações de contas mais exatas, padronizadas”, elogiou Igor Ferrer, presidente do Confoco.
Gestores da Secretaria Executiva de Gestão da Estratégia (SGE), da Seec, apresentaram o funcionamento da plataforma aos membros do Confoco, detalhando o processo de implantação e as diversas funcionalidades da ferramenta.
A plataforma possui diferentes níveis de acesso, incluindo uma área aberta para cidadãos e outra restrita para servidores de órgãos do GDF. Além disso, a ferramenta está integrada a outros sistemas de monitoramento, como Sisconep, Participa-DF, Siggo e Cepim.
Fiscalização Cidadã:
“O que gostamos de ressaltar como da maior importância da plataforma é o fato de que ela permite ao cidadão o direito de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, conhecendo da origem à destinação final deles”, destacou Adriano Arruda, subsecretário de Gestão de Programas e Projetos Estratégicos (Suppe), da SGE.




