Ir para o conteúdo

Operação de limpeza remove mais de 13 Mil toneladas de lixo

Operação de limpeza remove mais de 13 Mil toneladas de lixo

O Distrito Federal intensificou a luta contra a dengue e a limpeza urbana com uma grande operação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Desde o início de janeiro, mutirões de limpeza percorreram 15 regiões administrativas, removendo um total de 13,8 mil toneladas de lixo e entulho descartados irregularmente.

Regiões Beneficiadas:

A operação já passou por Estrutural, Sobradinho, Taguatinga, Planaltina, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, Gama, Ceilândia, São Sebastião, Sol Nascente/Pôr do Sol, Recanto das Emas, Arapoanga e Arniqueira.

Ação Contínua:

Desde a última quinta-feira (20), as equipes estão concentradas em Ceilândia, Paranoá e Guará, removendo descartes irregulares e transportando os resíduos para a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE). Até o momento, foram realizadas cerca de 640 viagens de caminhão.

Esforço Conjunto:

A iniciativa é uma parceria entre o SLU e as administrações regionais, visando eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e manter as áreas públicas limpas.

Resultados Significativos:

Apenas no dia 20 de março, os mutirões removeram 1.152,57 toneladas de descarte irregular.

  • Paranoá: 216 toneladas removidas por 19 trabalhadores, utilizando 12 caminhões em 24 viagens.
  • Ceilândia: 775,57 toneladas removidas por 42 trabalhadores, utilizando 21 caminhões em 61 viagens.
  • Guará: 161 toneladas removidas por 31 trabalhadores, utilizando 11 caminhões em 44 viagens.

Conscientização:

Paralelamente à limpeza, equipes de mobilização orientam os moradores sobre o descarte correto de resíduos, horários de coleta e a importância de usar os papa-lixos e papa-entulhos.

Próximas Etapas:

Os mutirões continuarão nas próximas semanas em Itapoã, Sol Nascente/Pôr do Sol, Candangolândia e Núcleo Bandeirante.

Alerta:

O descarte irregular é crime ambiental, com multas que variam de R$ 2,9 mil a R$ 293 mil. O SLU disponibiliza o aplicativo SLU Coleta DF para informar os pontos de descarte correto.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário