Projeto oferece atendimento oftalmológico gratuito a estudantes
Iniciativa visa combater a evasão escolar, oferecendo consultas e óculos gratuitos para alunos da rede pública.
Problemas de visão não diagnosticados podem ser um grande obstáculo para o aprendizado e o futuro de milhares de estudantes. No Distrito Federal, a evasão escolar no ensino médio aumentou 10,25% em 2023, com mais de 3,7 mil alunos abandonando os estudos. Para combater esse problema, o projeto “Em Um Piscar de Olhos” está oferecendo atendimento oftalmológico gratuito e óculos para alunos da rede pública do DF.
Um Olhar Atento para a Educação
A iniciativa, que começou em fevereiro, já atendeu milhares de alunos nas regiões do Gama, Ceilândia e Sobradinho. No próximo sábado, 22, um mutirão levará o projeto para Samambaia, Sobradinho e Ceilândia, com o objetivo de atender mais de 15 mil estudantes.
Números que Preocupam
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 80% das crianças de escolas públicas nunca passaram por consulta oftalmológica, e 22,5% dos que abandonam os estudos o fazem por problemas de visão não diagnosticados. No DF, o projeto já identificou 8.105 alunos com necessidades oftalmológicas, dos quais 1.562 apresentavam problemas refracionais.
Parceria que Faz a Diferença
O projeto “Em Um Piscar de Olhos” é realizado pelo Instituto Desponta Brasil, com o apoio da Secretaria de Educação do DF e recursos de emendas parlamentares dos deputados distritais Daniel Donizet (PL), Eduardo Pedrosa (União Brasil) e João Cardoso (Avante).
Cronograma das Atividades:
- 22 e 23 de março – Gama
- 29 de março – Ceilândia
- 5 de abril – Sobradinho
Serviço:
- Data e horário: 22 de março, das 8h às 15h (portões fecham às 15h, atendimentos seguem até zerar)
- Local: Polo CE 001 e CEF 11





