Ciência na Estrada leva aventuras científicas a Samambaia

Prepare-se para uma semana de descobertas e diversão! De 19 a 23 de março, o projeto Ciência na Estrada desembarca em Samambaia, oferecendo uma programação repleta de experimentos, oficinas de robótica, astronomia, simuladores e muito mais. Após o sucesso da primeira edição em Ceilândia, que atraiu mais de 5 mil participantes, agora é a vez de Samambaia receber essa experiência inovadora e imersiva.
O Ciência na Estrada é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) em parceria com o Instituto de Gestão e Execução de Projetos (Igepex), que busca popularizar a ciência e a tecnologia entre os jovens e toda a comunidade. O evento oferecerá palestras, workshops, oficinas e atividades interativas, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla.
“Inspirar as novas gerações a seguir carreiras científicas e tecnológicas é um dos principais objetivos da Secti-DF”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman. “O Ciência na Estrada levará experiências imersivas em inovação, robótica, astronomia e tecnologia para regiões administrativas do Distrito Federal.”
Destaques da Programação:
- Presença de Sérgio Sacani: Geofísico e divulgador científico do canal Space Today, que falará sobre astronomia e exploração espacial.
- Demonstrações químicas interativas: Com o projeto Einstein Jr.
- Experiências com Domingos Santos: Influenciador conhecido por tornar a ciência acessível e divertida.
- Oficinas de robótica, jogos, simulações astronômicas e desafios de inovação: Para colocar a mão na massa e aprender na prática.
- Feira de ciências: Com projetos desenvolvidos pelos participantes.
- Ônibus Ciência na Estrada: Uma estrutura inovadora que simula uma nave futurista e oferece experiências de realidade virtual 360º.
Roteiro do Projeto:
Além de Ceilândia e Samambaia, o projeto Ciência na Estrada percorrerá outras regiões administrativas do DF, como Sol Nascente/Pôr do Sol, Brazlândia, Santa Maria, Arapoanga, Vicente Pires, Sobradinho II, Riacho Fundo, Estrutural e Guará.