Ginástica nas Quadras: 45 anos de saúde e bem-estar no DF

Ginástica nas Quadras: 45 anos de saúde e bem-estar no DF

Há 45 anos, o Programa Ginástica nas Quadras (PGinQ) tem sido um pilar na promoção da saúde e bem-estar da população do Distrito Federal. Coordenado por professores de educação física da Secretaria de Educação (SEEDF), o projeto incentiva a prática de atividades físicas como uma poderosa ferramenta de prevenção contra doenças relacionadas ao sedentarismo.

Com uma comunidade vibrante de cerca de 40 alunos de diversas idades, o PGinQ demonstra o impacto transformador da ginástica na vida de seus participantes. Leni Cardoso Bezerra, 65, que participa do programa há duas décadas, compartilha: “Esse projeto é tudo para nós. Com essa idade, ter uma terapia como essa faz toda diferença. Criamos uma irmandade aqui”. Ela destaca as sextas-feiras como seu momento favorito, quando o ritmo contagiante da música se une aos exercícios.

Larissa Rodrigues de Sousa, 30, encontrou no PGinQ um caminho para o equilíbrio físico e emocional. “Eu estava mal fisicamente e psicologicamente, vulnerável, precisava me cuidar”, relata. “Hoje, me reconheço como pessoa, esse é o meu momento”.

O Centro de Ensino Especial nº 1 de Santa Maria é um dos espaços que abrem suas portas para o programa. “Ceder o espaço para a comunidade é fundamental. Muitos pais vêm acompanhar os filhos e aproveitam para fazer ginástica. Isso contribui muito para a saúde e qualidade de vida”, afirma o diretor da unidade, Leandro Casagrande.

Como Participar:

O PGinQ oferece uma variedade de modalidades, incluindo natação, hidroginástica, yoga, ginástica localizada, condicionamento físico e treino funcional, em unidades escolares e espaços públicos nas 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do DF.

“O exercício físico, por si só, melhora o condicionamento, promove queima de gordura e é esteticamente transformador”, destaca o professor de Educação Física Ricardo Costa, responsável pelo programa. “Além disso, nos programas com treinos em grupo, a parte social e a parte emocional, socioafetiva, também transformam o participante. O programa é um instrumento transformador na vida desses alunos”.

Para participar, é necessário apresentar atestado médico e buscar informações sobre locais, horários e faixas etárias nas CREs. O programa segue o calendário escolar.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.