Moraes arquiva investigação do 8 de janeiro contra Ibaneis Rocha

Ministro do STF segue entendimento da PGR e não vê causa para prosseguir com inquérito penal contra o governador do DF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou as investigações contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por suposta omissão nos atos de 8 de janeiro de 2023. A decisão segue o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que não encontrou justa causa para prosseguir com o inquérito penal.
Decisão do STF e Manifestação da PGR:
- “Defiro arquivamento deste inquérito em relação às condutas de Ibaneis Rocha”, declarou Moraes.
- A PGR considerou que os fatos relatados na ação não revelaram causa para prosseguimento do inquérito penal contra o governador.
- “Esgotadas as diligências viáveis e sem outra linha investigatória idônea, a partir dos elementos de informação produzidos até o momento, os fatos relatados não revelam justa causa hábil a autorizar o prosseguimento da persecução penal contra Ibaneis Rocha Barros Júnior”, escreveu o PGR, Paulo Gonet.
Reação da Defesa:
Os advogados de Ibaneis, Cleber Lopes e Alberto Toron, celebraram a decisão. “A defesa do governador Ibaneis Rocha recebe com tranquilidade a decisão que determinou o arquivamento do inquérito relativo aos atos do dia 8 de janeiro, pois a manifestação da PGR foi firme em demonstrar a correção na conduta do governador”.