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Gestores da rede pública do DF discutem programa para alunos com defasagem escolar

Gestores da rede pública do DF discutem programa para alunos com defasagem escolar

Iniciativa busca reconstruir trajetórias escolares e combater o fracasso escolar, oferecendo apoio individualizado aos estudantes

Gestores das unidades de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal reuniram-se nesta quinta-feira (27) para debater o programa SuperAção 2025. A política visa atender 100% dos estudantes do 3º ao 8º anos que apresentam incompatibilidade idade/ano, buscando reconstruir suas trajetórias escolares e fortalecer a cultura de combate ao fracasso escolar.

SuperAção: Resgatando Estudantes e Construindo Futuros

O programa SuperAção é destinado a estudantes de 10 a 15 anos, com até dois anos de defasagem escolar, que estejam em transição para a adolescência. A iniciativa oferece apoio individualizado, organização curricular diferenciada e escuta qualificada, buscando recuperar a autoestima dos alunos e reconectá-los com a aprendizagem.

“Nós queremos que o Distrito Federal seja um território livre do analfabetismo adulto. Buscamos resgatar esses estudantes, dando a eles uma dignidade, um futuro melhor, com novos horizontes e oportunidades”, destacou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Apoio Individualizado e Resultados Positivos

Gestores e professores recebem orientações e treinamentos para identificar os alunos elegíveis e oferecer o suporte necessário. “O estudante participante do SuperAção terá uma organização curricular e uma escuta diferenciada. Dessa forma, ele é motivado a aprender e tem a autoestima recuperada, reconectando-se com as aprendizagens”, explicou Fabíola Gonzaga, gerente de Atenção às Aprendizagens da SEEDF.

A ex-estudante Emanuele Sena, que participou do programa, relata: “Os professores me acompanharam durante todo esse processo; eu me senti acolhida, senti que poderia continuar sem medo. Isso me motivou muito a terminar a escola, porque eu pensava que não iria terminar”.

Expectativas para 2025

Para 2025, a expectativa é avançar no apoio aos professores, com formações e criação de um repositório de atividades e projetos para o programa.

“Muitos desses estudantes estão esperando uma única oportunidade de serem vistos, serem percebidos conforme a sua necessidade, porque muitos são os fatores que fizeram com que eles estivessem nessa situação de incompatibilidade idade/ano”, observou a subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga.

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Alvaro Maciel

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