Como acessar o serviço de Laqueadura na rede pública
A laqueadura, procedimento cirúrgico para esterilização tubária, é um direito garantido às mulheres com mais de 21 anos, pelo menos dois filhos vivos e capacidade civil plena. No Distrito Federal, o acesso ao serviço é feito pela rede pública de saúde, com acompanhamento multidisciplinar e respeito à autonomia da mulher.
Como Acessar o Serviço
- Procure a UBS: O primeiro passo é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
- Acompanhamento multidisciplinar: A equipe da UBS fornecerá orientações e acompanhamento com profissionais de medicina, enfermagem, psicologia e serviço social.
- Manifestação da vontade: A mulher deve manifestar a vontade de realizar a laqueadura com, no mínimo, 60 dias de antecedência da cirurgia.
- Acompanhamento especializado: Durante esse período, a mulher terá acesso ao serviço de regulação da fecundidade e acompanhamento especializado.
- Laqueadura durante o parto: É possível optar pela laqueadura durante o parto ou no pós-parto imediato, manifestando a vontade à equipe de saúde da UBS.
Onde Realizar a Laqueadura
- Cirurgia eletiva: 11 hospitais realizam a laqueadura como cirurgia eletiva no DF.
- Pós-parto: Todas as 12 maternidades do DF estão habilitadas a realizar o procedimento, além dos 11 hospitais e do Hospital Regional de Planaltina (HRPL).
Outros Métodos Contraceptivos
O SUS oferece outros métodos contraceptivos gratuitos, como:
- Vasectomia
- Camisinha
- Diafragma
- Espermicida
- DIU
- Contraceptivos hormonais orais e injetáveis





