Ligações mudas: Por que acontecem e como evitá-las
Seu telefone toca, você atende, mas ninguém fala e a ligação cai. Essa situação, conhecida como “robocall”, é mais comum do que se imagina. Mas por que isso acontece?
O Que São “Robocalls”?
“Robocalls” são ligações automatizadas realizadas em grande quantidade por robôs, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Empresas de telesserviços utilizam essa prática por dois motivos principais:
- Minimizar o tempo ocioso de atendentes: O discador da empresa realiza várias ligações ao mesmo tempo e, quando alguém atende, as demais são descartadas.
- Verificar quais telefones estão ativos: Algumas empresas testam números para identificar quais são válidos e quais consumidores estão dispostos a atender, aprimorando sua lista de contatos.
Ligações Abusivas
A Anatel esclarece que o disparo massivo de ligações não é, por si só, uma prática abusiva, mas pode se tornar abusiva quando o volume de ligações excede a capacidade humana de discagem. Além disso, ligações encerradas antes de 6 segundos são consideradas abusivas.
Como Evitar Ligações Indesejadas
A maneira mais eficaz de minimizar esse tipo de contato é se cadastrar na plataforma “Não Me Perturbe”, da Anatel. O serviço é gratuito e permite bloquear chamadas de empresas específicas.
Como se cadastrar no “Não Me Perturbe”:
- Acesse naomeperturbe.com.br e crie uma conta.
- Toque em “Novo bloqueio” e insira o número do seu telefone com DDD.
- Selecione as empresas que deseja bloquear ou marque todas de uma vez.
- Toque em “Enviar”. Um SMS será enviado para validar sua solicitação.
A Anatel também indica a plataforma “Qual Empresa Me Ligou”, onde é possível identificar a empresa que realizou uma ligação indesejada.
“Não Me Perturbe” Não Funciona?
Algumas pessoas relatam que o “Não Me Perturbe” nem sempre funciona. Isso ocorre porque algumas empresas conseguem burlar os filtros da Anatel, principalmente ao gerar chamadas de voz sobre IP a partir do exterior.
A Anatel implementou um sistema para que as prestadoras de telefonia informem a origem das chamadas indesejadas, visando identificar irregularidades e agir com maior agilidade para proteger o consumidor.





