Blocos de rua mais limpos do Carnaval serão premiados pelo SLU
Pelo terceiro ano consecutivo, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vai premiar os blocos de rua mais limpos do Carnaval do Distrito Federal. A iniciativa busca engajar a população no descarte correto de resíduos e reconhecer aqueles que se destacam na promoção da limpeza urbana durante os dias de folia.
O Prêmio Folia Limpa, parte da campanha de conscientização ambiental do SLU, visa estimular o engajamento de blocos e foliões na importância do descarte correto de resíduos, especialmente os recicláveis.
“No ano passado, o retorno foi muito positivo e a competição foi acirrada, com grande participação de blocos e foliões”, afirma o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho. “Esperamos que, mais uma vez, a adesão seja positiva e que os donos dos blocos incentivem os participantes a manter as ruas limpas.”
Para facilitar o descarte adequado de resíduos, as ruas próximas aos principais blocos carnavalescos receberão reforço de papa-recicláveis. Além disso, equipes de garis realizarão a limpeza das ruas após os desfiles, garantindo a organização para o dia seguinte.
Como participar:
- Blocos de rua autorizados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) que desfilarem entre 1º e 5 de março podem participar.
- Inscrições até sexta-feira (28) através do formulário eletrônico disponível no site do SLU, onde também é possível conferir os critérios de seleção.
Histórico:
- Em 2024, o SLU recolheu 19,9 toneladas de lixo, o menor volume da série histórica do Carnaval no DF.
- Em 2024, os blocos premiados foram: Portadores da Alegria, Galo Cego, Aparelhinho, Baratinha, Bloco do Amor, Bloco das Montadas, Carnaval dos Raparigueiros, Divinas Tetas, Ventoinha de Canudo e Galinho de Brasília.





