GDF convoca 200 médicos e fortalece planejamento da saúde no DF
O Governo do Distrito Federal (GDF) deu um passo importante para fortalecer a saúde pública ao convocar 200 médicos de diversas especialidades e nomear os membros do Comitê de Planejamento da Saúde. As medidas foram anunciadas pelo governador Ibaneis Rocha durante a posse do novo secretário de Saúde, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior.
As nomeações visam suprir a carência de profissionais na rede pública, garantindo melhor atendimento à população. As cinco especialidades com maior número de convocados são clínica médica, cirurgia-geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, e ortopedia e traumatologia.
“Esses médicos vão ser realocados nas áreas que realmente estão deficitárias. E nós iniciaremos também todo um planejamento de RH para buscar mais nomeações naquelas áreas que necessitam”, afirmou o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior.
Além das nomeações, o governador autorizou a abertura de processo seletivo simplificado para a contratação de 200 médicos generalistas. As medidas representam um investimento significativo na saúde pública, com impacto de R$ 31,4 milhões na folha de pagamento para 2025 e R$ 40 milhões para as contratações temporárias.
Para fortalecer ainda mais o planejamento da saúde, o governador nomeou 12 profissionais para compor o Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal. O comitê terá como objetivo apoiar a Secretaria de Saúde na elaboração e execução de políticas públicas, com foco na promoção, prevenção e assistência à saúde.
“Tenho certeza de que a partir desse ato, e juntamente com o comitê de pessoas que vão planejar a Saúde, nós estaremos dando um passo muito largo”, destacou o governador Ibaneis Rocha.





